Neste sábado (16), a primeira fase da Série A2 chega ao fim, mas com muita coisa em jogo. Existem argumentos de sobra para acreditar que esta edição é a mais disputada da história do formato atual, implementado em 2019, onde 8 equipes avançam ao mata-mata. Ao todo, as equipes que hoje ocupam da 6ª à 13ª colocação brigam pelas últimas 3 vagas em jogo. Vencer, torcer e secar. Veja o que cada uma dessas 8 equipes precisa para avançar de fase:
Portuguesa Santista
A Briosa só depende de si para avançar, enfrentando o Linense em um confronto direto, no Ulrico Mursa. Se vencer, avança, mas se empatar, precisa torcer para que o Juventus perca e Rio Claro ou Noroeste não ganhe. Se perder se complica, já que pelo saldo de gols pode ser facilmente ultrapassado até pelo Taubaté.
Juventus
O Moleque Travesso vem de seis jogos de invencibilidade e vai a Barueri enfrentar o Oeste precisando de vitória simples para confirmar a vaga no mata-mata. Em caso de vitória, o Juventus avança de fase sem precisar de combinação de resultados. Se empatar, pode ser ultrapassado por todas as equipes que estão na disputa pelas últimas vagas, ficando na torcida para que nenhuma vença, ou apenas uma das equipes em caso de derrota da Portuguesa Santista.
Linense
O Linense é a terceira e última equipe que só depende de si nessa rodada derradeira. Basta o Elefante vencer o confronto direto diante da Portuguesa Santista para avançar. Se empatar, precisa que Rio Claro, Primavera e Oeste não vençam e que a partida entre Noroeste e Taubaté termine empatada. Se perder, dá adeus à competição.
Rio Claro
A vida do Rio Claro parece a mais simples de entender no papel: precisa vencer o clássico contra o XV em Piracicaba e torcer para que pelo menos uma equipe, entre Briosa, Juventus e Linense, não vença. Dá pra avançar com o empate, mas o Linense teria que perder, a partida entre Noroeste e Taubaté precisaria terminar empatada, além de torcer para que Primavera e Oeste não vençam.
Noroeste
O Norusca recebe o Taubaté na possível partida mais interessante da rodada. Pro alvirrubro, a vitória no Alfredão, somada ao tropeço de duas das quatro equipes já citadas (Portuguesa Santista, Juventus, Linense e Rio Claro), garante o time de Bauru nas quartas. Se empatar, Linense e Rio Claro precisam obrigatoriamente perder, além de Primavera e Oeste também não poderem vencer.
Primavera
Para o Primavera, só a vitória interessa. Precisa ganhar da Ferroviária em Araraquara e torcer para que três dos seguintes resultados aconteçam: Briosa ou Juventus percam e Linense, Rio Claro e Noroeste no máximo empatem. Ainda tem a chance extremamente remota de ser eliminado mesmo se esse cenário se concretizar, caso o Taubaté goleie o Norusca e consiga reverter o saldo (hoje, 2 a -3 para o Fantasma da Operária).
Taubaté
Pro Burrão, vitória fora de casa contra Noroeste já faria equipe do Vale do Paraíba deixar para trás um dos concorrentes diretos da vaga. Ainda sim, teria que torcer para três dos seguintes resultados: Briosa perde e Linense, Rio Claro Primavera não vencem. Outro resultado que pode interessar nessa conta seria a derrota do Juventus, desde que a diferença de saldo seja revertida – hoje é de -1 para o Juventus e -3 para o Taubaté.
Oeste
O Oeste tem que vencer confronto direto contra Juventus e torcer por uma série de combinação de resultados: derrota do Linense, empate entre Noroeste e Taubaté, além de precisar que Rio Claro e Primavera não vençam. Ainda há um cenário onde o time de Barueri reverte o saldo de gols e passa o Juventus na tabela, mas precisaria ganhar com pelo menos 3 gols de diferença.