JP Sampaio comenta sobre a busca de promessa na África

Por: Alan Favaron
2 anos atrás em 21 de março de 2024


Recentemente, os clubes brasileiros voltaram seus olhos para o continente africano em busca de jovens talentos. Dessa forma, clubes como Red Bull Bragantino, Flamengo, São Paulo, Vasco, Atlético Mineiro e Palmeiras já observaram competições e captaram talentos do continente.


O Alviverde paulista, que nos últimos anos se consolidou como clube formador, enxergou na África uma possibilidade de encontrar promessas em um território que fornece grandes jogadores ao futebol europeu. Essa busca também representa uma alternativa ao mercado sul-americano, em que o time investiu sem obter sucesso.


Em entrevista ao Zona Mista de Hernan, JP Sampaio, coordenador geral das categorias de base do Palmeiras, explica melhor a decisão do clube:


“A gente já trouxe muitos jogadores da América do Sul, como o Ivan Angulo, que foi vendido ao Orlando City, e outros na base que não deram certo. Por isso, começamos a olhar para a África, um continente que manda muitos jogadores para a Europa.”


JP Sampaio falou sobre a transfêrencia de Ivan para o Orlando

Foto: reprodução/ Instagram (ivangulo7)


Ele também afirma que o objetivo é trazer esses jovens para o Brasil, para que eles tenham a oportunidade de se adaptar e ter seu potencial totalmente avaliado. Além disso, JP falou que já tem dois jogadores acertados com o clube. Um deles, da Costa do Marfim, só está esperando completar 18 anos para se transferir para o Palmeiras.




JP Sampaio complementa que o clube pretende voltar ao continente africano este ano novamente:


“A gente deve voltar para a África agora em maio. Temos parceiros lá que fazem torneios de clubes e vamos mandar observadores para fazer a captação. Desse modo, ano passado fomos para Nigéria, Gana, Costa do Marfim, entre outros.”


Além disso, equipes como Red Bull Bragantino, Flamengo, São Paulo e Vasco já contam com jogadores africanos em suas categorias de base. Além do mais, o Rubro Negro carioca anunciou recentemente Hassan, atacante nigeriano vindo do XV de Piracicaba.


 


Veja a entrevista completa: