Estreia na Libertadores marca jogo 100 de Rafinha no São Paulo

Por: André Victor Lima e Silva
2 anos atrás em 26 de março de 2024
Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Aos 38 anos, lateral chegou ao tricolor em janeiro de 2022 e tem um título da competição no currículo, em 2019.




Rafinha disputará sua centésima partida pelo clube do Morumbis caso entre em campo na partida de semana que vem, contra o Talleres, em Córdoba. Desde a sua contratação, o São Paulo teve certo sucesso nas competições de mata-mata. No seu primeiro ano no clube, o time foi vice-campeão do Paulistão e da Copa Sul-Americana, além de atingir a fase semifinal da Copa do Brasil, onde apesar do bom futebol apresentado, foi eliminado pelo eventual campeão, Flamengo.




No ano seguinte, enfim a glória. Após eliminar os rivais Palmeiras e Corinthians, o ‘Soberano’ bateu o algoz da edição passada da Copa do Brasil para se sagrar campeão do torneio pela primeira vez, com direito a música criada pelo lateral-direito, que soma seu alto nível em campo ao alto astral no vestiário: “A Copa do Brasil chegou de vez..”.


Com seis laterais-direitos no São Paulo, Rafinha é titular em mais da  metade dos jogos | são paulo | ge


Por conta da sua idade avançada, lesões diversas e a concorrência de Ígor Vinícius, o ex-Bayern nem sempre foi titular da equipe paulista. O capitão do time fez 50 jogos em 2022, 45 em 2023 e apenas 4 partidas na atual temporada.


Após 14 anos de carreira consolidada no futebol europeu, Rafinha retornou ao Brasil em 2019, para atuar no Flamengo. Ao lado de nomes como Filipe Luís, Everton Ribeiro, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol, o defensor conquistou a Taça Libertadores da América 2019, duas edições do Campeonato Brasileiro (2019 e 2020) e uma Copa do Brasil (2020).