Nesta quarta-feira, 03, o Red Bull Bragantino recebe no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, às 21h (de Brasília), o Coquimbo Unido, pela 1ª rodada da Copa Sul-Americana.
A equipe, de nome diferente e escudo chamativo, gera curiosidade para o torcedor que tem contato pela primeira vez. Por isso, conheça o clube chileno que enfrentará o Braga na estreia da Sul-Americana de 2024.
O time fica situado na cidade de mesmo nome, Coquimbo. Uma cidade portuária localizada a mais de 400 km da capital chilena, Santiago, com uma população de 400 mil habitantes. O estádio local é o Estádio Bicentenário Francisco Sánchez Rumoroso, com capacidade para 17.750 torcedores.
Identidade:
O Coquimbo Unido é conhecido como Los Piratas devido à forte ligação com a cidade, uma vez que tem uma história associada à navegação devido à sua localização portuária.
O escudo do clube exibe um pirata, em referência às histórias de piratas que passaram pela região, especialmente após a chegada dos ingleses. O romance histórico “O Tesouro dos Piratas de Guayacán” também contribui para essa identidade. Dessa forma, hoje tudo isso é patrimônio cultural da cidade portuária.

Foto: Pablo Elorza
História:
O clube chileno foi fundado em 1958 e, esportivamente, não possui grandes feitos, alternando entre a primeira e segunda divisão do Campeonato Chileno. Desde 2000, o clube teve 12 participações em cada divisão.
O time disputará a Copa Sul-Americana pela segunda vez em sua história. Os Piratas se classificaram para a competição internacional após terminarem em 5º lugar no Chileno, com 14 vitórias, 5 empates e 11 derrotas, marcando 43 gols e sofrendo 42.
Apesar de não ter grandes conquistas no futebol, a campanha na Sul-Americana de 2020 ficou marcada na história do Coquimbo Unido. Em sua primeira participação no torneio, o clube chegou até a semifinal, eliminando equipes como Aragua e Estudiantes de Mérida da Venezuela, Sport Huancayo do Peru e Junior Barranquilla da Colômbia, dessa forma, só eliminado pelo Defensa y Justicia, que se sagrou campeão.

Foto: Jorge Llewellyn/Coquimbo Unido
Títulos:
- 4 vezes campeão da Segunda Divisão do Chile/Primera B do Chile: 1962, 1977, 2018 e 2021.