No início deste ano, 2024, o Red Bull Bragantino perdeu seu capitão e grande referência do sistema defensivo, Léo Ortiz. O zagueiro acertou sua transferência para o Flamengo.
Desde então o Massa Bruta vem enfrentando dificuldades com sua defesa. Léo Ortiz participou de 10 jogos pelo Bragantino em 2024, o clube sofreu sete gols, média de 0,7 por jogo em que ele participou. Após a saída de Ortiz, o Massa Bruta disputou 8 partidas e sofreu 12 gols, média de 1,5 gols sofridos.
A equipe vem sofrendo bastante para encontrar o equilíbrio na zaga. Nos confrontos contra o Racing pela Sul-Americana e Santos na Semifinal do Paulista, o treinador Pedro Caixinha reclamou bastante de erros individuais que geraram gols dos rivais.
Jogadores que mais formaram dupla com Ortiz em 2024
- Lucas Cunha – 6 jogos
- Douglas Mendes – 2 jogos
- Luan Candido – 1 jogos
- Léo Realpe – 1 jogos
Duplas que jogaram depois da saída de Léo Ortiz
- Luan Candido e Lucas Cunha – 4 jogos
- Luan Candido e Douglas Mendes – 3 jogos
- Léo Realpe e Douglas Mendes – 1 jogos
Luan Candido assumiu a titularidade após a saída do capitão, o jogador que atuou apenas uma vez ao lado de Léo Ortiz, antes de sua ida ao Falmengo. Entretanto, o parceiro para formar a nova dupla de zaga ainda está difícil de encontrar, Lucas Cunha que vinha sendo o escolhido, perdeu espaço e nos últimos três jogos o titular vem sendo Douglas Mendes.