Hoje (08), às 21h30, o São Paulo enfrenta o Cobresal – CHI no Estádio Zorros del Desierto, pela Copa Libertadores. O palco do jogo fica localizado numa altitude de 2.660 metros acima do nível do mar, fato que já influencia na condição física dos atletas.
Sempre um terror para os visitantes, as equipes bolivianas, peruanas e equatorianas costumam ter desempenho bem superior como mandantes quando comparado aos jogos fora de casa. Confira os 5 estádios localizados sobre a maior altitude nesta edição de Copa Libertadores da América:
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
O estádio localizado em Quito, no Equador, é a casa do Aucas, advesário do Flamengo na última edição da competição. No caso, os brasileiros perderam pelo placar de 2 a 1.
A equipe não se classificou para a fase de grupos da edição de 2024, após eliminação para o Nacional – PAR na pré-libertadores.
Outro time da capital equatoriana a disputar a Copa Libertadores 2024, o El Nacional também ficou na pré-libertadores em 2024. Quem eliminou a equipe foi o Sportivo Trinidense, do Paraguai.
O terceiro maior campeão nacional manda suas partidas no Estádio Olímpico Atahualpa.
A mais tradicional equipe entre as que atuam na altitude elevada, a LDU é a única entre aquelas que tem sua casa á 2500m ou mais que já venceu a Copa Libertadores (2008).
A Liga Desportiva Universitária também é a atual campeã da Copa Sul-Americana e tem fama como “carrasco” de equipes brasileiras.
Velho conhecido dos times brasileiros e até da seleção, o Estádio Hernando Siles, em La Paz, vai receber jogos da Copa Libertadores mais uma vez. Bolívar e The Strongest, que compartilham o local, conseguiram a classificação novamente para o torneio.
O The Strongest é o 2º lugar do grupo C, do Grêmio, com 4 pontos em 3 jogos. Jogando em casa, a equipe boliviana venceu 10 confrontos de 17 jogados contra clubes brasileiros desde 2000. Chegou a golear Juventude (5×1 em 2000), Palmeiras (4×2 em 2000) e Athletico Paranaense (5×0 em 2022) mais recentemente.
O Bolívar é o líder do grupo E, do Flamengo, com 100% de aproveitamento em 3 jogos. Nas mesmas 17 partidas contra times do Brasil em sua casa, o clube perdeu apenas 3 vezes, com intervalo de 37 anos entre a 1ª e a 2ª.
O Grêmio derrotou o Bolívar em seu estádio no ano de 1983 – na sequência, o próximo time a realizar o feito foi o Palmeiras, em 2020. O Inter derrotou os bolivianos como visitante ano passado e se juntou a lista.
O Always Ready conseguiu a liberação da Conmebol para atuar em El Alto, na Bolívia, após movimento nas redes sociais. O Estádio Villa Ingenio é considerado o segundo mais alto do mundo.
A equipe nunca venceu um jogo fora de casa na competição, mas já conquistou cinco vitórias como mandante. Nesta edição, foi eliminado na última fase da Pré-Libertadores pelo Nacional – URU, nos pênaltis.