O Santos acertou a venda do lateral-esquerdo Lucas Pires para o Burnley, que jogou a Premier League na última temporada. O jogador estava emprestado ao Cádiz, da Espanha, e assinará com o novo clube após o pagamento 2,5 milhões de euros (R$ 15,2 milhões). O Peixe tinha 70% dos direitos econômicos do atleta, enquanto o Corinthians era dono dos outros 30%. O anúncio deve acontecer em breve.
Lucas Pires é formado nas categorias de base do Corinthians, onde chegou a jogar a Copinha, mas não conquistou espaço no profissional e se transferiu para o sub-23 do Santos. Sua primeira chance entre os profissionais foi na Neo Química Arena, mas com o Alvinegro Praiano, sob o comando de Fábio Carille, que fazia sua primeira passagem na época. Assim, ele se tornou titular e conseguiu uma renovação de contrato até 2026.
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
Lucas Pires estava emprestado ao Cádiz, da Espanha. Foto: Divulgação/Santos FC
Na temporada de 2023, contudo, ele passou a oscilar e perdeu a vaga de titular na defesa do Santos. Por conta disso, e de um flagrante do atleta deixando uma balada em São Paulo, o clube optou por um empréstimo com o valor de 1,5 milhão de euros (R$ 9,1 milhões) fixados pela compra. A cláusula não foi acionada por conta da proposta do Burney, que ofereceu quase o dobro. Por conta do rebaixamento do clube inglês, ele jogará a chamada EFL Championship.
Pelo Cádiz, ele fez 30 jogos em La Liga, e Copa do Rei, e marcou um gol. Pelo Peixe, foram 69 jogos durante sua passagem pelo profissional, com cinco assistências distribuídas.