Nesta segunda-feira (01), o Santos venceu a Chapecoense por 1 a 0, na Vila Belmiro, pela 13° rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A noite foi especial para Mateus Xavier, que estreou entre os profissionais do clube.
O jovem de 17 anos entrou em campo aos 27 minutos da segunda etapa, substituindo Julio Furch. O atacante atuou pela beirada de campo e preocupou a defesa da Chape com alguns cruzamentos.
O escanteio que deu origem ao gol da vitória santista aos 47 minutos do segundo tempo foi originado por ele. Mateus carregou a bola para o meio e finalizou. Após um desvio, o chute passou perto da trave, saindo pela linha de fundo.
Mateus Xavier estreou no elenco principal do Santos- Foto: Raul Baretta
O treinador, Fábio Carille, elogiou o atleta e disse que o acompanha desde a Copa São Paulo, quando fez cinco jogos e marcou um gol.
“Fez 17 anos recentemente, me chama a atenção desde a Copa São Paulo. Não é titular do sub-20, mas sempre entra e sempre vai bem. Eu gosto, sempre comentei. Fez um bom treino na sexta-feira que nos deu confiança de que poderíamos colocar no jogo”.
Na equipe sub-20 do Peixe desde o início do ano, o atacante disputou 23 partidas da categoria no ano, marcando sete gols. Em setembro de 2023, Mateus assinou seu primeiro contrato profissional com o clube, válido até o final de agosto de 2026.