O Corinthians venceu o Bahia por 1 a 0 neste domingo (21), na Arena Fonte Nova, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O paraguaio Romero marcou o gol da vitória ainda no primeiro tempo, garantindo os três pontos para o clube paulista, que agora ocupa a 14ª posição com 18 pontos, saindo da zona de rebaixamento. O Bahia, com 30 pontos, mantém a 5ª posição, mas ainda pode ser ultrapassado até o fim da rodada.
Primeiro Tempo
O Bahia começou o jogo com muita intensidade, pressionando o Corinthians desde os primeiros minutos. A equipe de Rogério Ceni aproveitou a desatenção inicial do adversário e criou a primeira boa chance da partida. Jogando com três zagueiros, o Corinthians precisou de um tempo para ajustar sua defesa e conseguir conter as investidas do time da casa.
Conforme o jogo avançou, o Corinthians começou a equilibrar as ações, principalmente utilizando as laterais do campo, com destaque para Garro no lado esquerdo. Contudo, o time visitante encontrou dificuldades para fazer a ligação de passes na área do Bahia. Foi através dos contra-ataques que o Corinthians encontrou sua melhor estratégia.
Aos 28 minutos, Alex Santana armou um contra-ataque rápido e fez um passe preciso para Romero. O atacante paraguaio, que pouco antes havia sentido dores, mostrou resiliência e conseguiu abrir o placar para o Corinthians, chutando no canto direito do goleiro adversário. Após o gol, o Corinthians continuou tentando explorar os contra-ataques, enquanto o Bahia tentava recuperar o controle do jogo.
Segundo Tempo
Na volta do intervalo, o Bahia novamente começou melhor, buscando o gol de empate. Os primeiros minutos foram de pressão dos donos da casa, mas a defesa corintiana, bem ajustada, conseguiu neutralizar as tentativas.
O técnico Rogério Ceni fez algumas alterações estratégicas que deram mais dinamismo ao time do Bahia, aumentando a pressão sobre a defesa do Corinthians. No entanto, o time paulista conseguiu manter a organização defensiva, especialmente com os volantes Ryan e Alex Santana, que ajustaram a marcação, e o estreante André Ramalho, que mostrou liderança entre os zagueiros Cacá e Félix Torres.
Nos momentos finais da partida, o Bahia intensificou a pressão, criando boas oportunidades, mas a solidez defensiva do Corinthians e boas defesas do goleiro Hugo Souza, além de uma bola que acertou o travessão, impediram o empate. O jogo terminou com o Corinthians garantindo sua primeira vitória fora de casa neste Campeonato Brasileiro.
Escalações
Bahia: Marcos Felipe; Santi Arias (Gilberto), Kanu, Victor Cuesta (Rezende), Luciano Juba (Iago Borduchi), Caio Alexandre, Jean Lucas (Ademir); Everton Ribeiro, Cauly (De Pena); Thaciano, Everaldo. Técnico: Rogério Ceni.
Corinthians: Hugo Souza; Matheuzinho (Fagner), Félix Torres, André Ramalho, Cacá, Hugo (Matheus Bidu); Ryan (Breno Bidon), Alex Santana, Rodrigo Garro (Giovane), Romero (Wesley); Yuri Alberto. Técnico: Ramón Díaz.