São Paulo leva a melhor no Majestoso com dois a mais

Por: Carolina Bordin
1 ano atrás em 29 de setembro de 2024
Foto: Victor Monteiro @monteirofoto


Em clássico eletrizante, a bola rolou em Brasília para São Paulo e Corinthians na tarde deste domingo (29) pela 28a rodada do Campeonato Brasileiro. No placar de 3 a 1, Lucas Moura, Arboleda e André Silva balançaram as redes para o tricolor, e Yuri Alberto tentou a reação do lado corinthiano. O São Paulo criou melhor, tendo um pouco mais de oportunidade, enquanto o Timão marcou forte, com domínio no meio de campo e apostas em contra-ataque. 


 


Mesmo com a desvantagem numérica após duas expulsões (Fagner e André Ramalho), o alvinegro foi valente e conseguiu se reorganizar defensivamente e ensaiar uma reação, complicando a vida do São Paulo nos minutos finais. Contudo, mesmo perdendo algumas chances de matar o jogo sem sofrimento, o Clube da Fé segurou o resultado maiúsculo.


 


Com a vitória, o São Paulo fica na quarta colocação, ultrapassando o Flamengo momentaneamente, com 47 pontos. Já o Corinthians permanece no Z4, na 17a colocação com 28 pontos.


 




Primeiro tempo

 


Apesar do tricolor manter a posse de bola inicial, quem começou fazendo pressão e tentando chegar na área adversária foi o alvinegro, sem muita efetividade. Com seis minutos, após breve paralisação para atendimento médico, o Corinthians armou contra-ataque com Martínez, que trocou para Garro. Rafinha acompanhou o lance e travou a jogada. Em mais uma roubada de bola, Bidu se movimentou para tocar para Yuri Alberto na frente, mas o goleiro Rafael ficou com a bola.


 


Aos 18, Lucas dentro da área cruzou para Rato, que tentou o cabeceio mas mandou em cima da defesa. No lance, a bola bateu no braço de Cacá junto ao corpo e os corinthianos reclamaram. O árbitro mandou seguir. Logo na sequência, o tricolor chegou de novo pela esquerda, e Luciano com a bola chutou mal nas mãos de Hugo. Primeiro cartão amarelo aos 27, para Fagner por impedir jogada promissora do São Paulo.


 


Rato mandou pelo alto na área com 34 minutos, tentando encontrar Lucas Moura. O meia dividindo espaço com Fagner conseguiu mandar de cabeça, direto para fora. Luciano também foi amarelado, por falta em André Ramalho dentro da área do Corinthians.


 


Aos 47, o árbitro fez checagem no VAR para possível pênalti sofrido por Calleri e marcou. No lance, Fagner pisou na canela do adversário e levou o segundo amarelo, resultando em expulsão. O próprio camisa 7 foi para a cobrança e deixou o Tricolor à frente no placar. Hugo acertou o canto, mas Lucas bateu bem. Aos 54, Calleri roubou a bola antes do meio de campo e mandou cruzado direto para fora. Romero também levou cartão amarelo nessa primeira etapa, e pendurado não joga contra o Inter.


 


Placar até aqui: 1×0.


 


Segundo tempo

 


Na volta do intervalo, troca tripla no Timão: Matheus Bidu, Breno Bidon e José Martínez dão lugar para Félix Torres, Igor Coronado e Carrillo. Coronado já foi amarelado com dois minutos, depois de derrubar Arboleda. Aos 5, o Corinthians perdeu sua melhor oportunidade. Depois de roubar a bola mais uma vez, Igor Coronado foi levando e cruzou para Romero, que chegava com tudo de cara para o gol. O paraguaio não alcançou a bola, que saiu.


 


Rafinha tomou amarelo por falta em Yuri. Na cobrança da bola parada, Garro tirou da barreira e acertou a rede pelo lado de fora. Aos 8, Rato recebeu a bola sozinho, mandou para a esquerda e também chutou direto para fora. Do outro lado do campo, Romero cortou e chutou mascado, fazendo Rafael trabalhar.


 


Aos 17, o Corinthians ficou com dois a menos. Depois de ir novamente ao VAR, Rafael Klein expulsou André Ramalho, após o zagueiro deixar o braço em Luciano durante dividida. Primeiras alterações por Zubeldía vieram somente com 25 minutos, nas saídas de Rafinha, Bobadilla e Luciano para Ferraresi, Liziero e Erick.


 


Com 29 minutos, Arboleda ampliou para o São Paulo. Depois de cobrança de escanteio de Rato, o zagueiro subiu sozinho e mandou à direita de Hugo Souza, sem chances de defesa. Aos 37, o Corinthians descontou. Depois de uma bola parada, a bola espirrou e sobrou com Yuri Alberto, que mandou de esquerda direto no gol. Já nos 43, o São Paulo trabalhou pela esquerda com Jamal Lewis, que encontrou Erick e chutou, mas Hugo Souza espalmou bem.


 


A placa sinalizou mais 10 minutos. Amarelo para Calleri aos 49. Já nos 52, Ferraresi com espaço inverteu com André Silva, livre, que marcou o terceiro para confirmar a vitória são paulina.


 


Placar final: 3×1.


 


Próximos jogos

 


O Corinthians volta a campo na próxima quarta-feira (2), pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, às 21h45, contra o Flamengo, no Rio. O São Paulo, por sua vez, encara o Cuiabá dia 5 pela 29a rodada do Brasileirão, também fora de casa, com início marcado para 19h.


 


Escalações

São Paulo: Rafael; Rafinha (Ferraresi), Arboleda, Alan Franco e Welington (Jamal Lewis); Luiz Gustavo e Bobadilla (Liziero); Lucas Moura, Luciano (Erick) e Wellington Rato (André Silva); Calleri. Técnico: Luis Zubeldía.


 


Corinthians: Hugo Souza; Fagner, Cacá, André Ramalho e Matheus Bidu (Félix Torres); José Martínez (Igor Coronado), Charles (Gustavo Henrique), Breno Bidon (Carrillo) e Rodrigo Garro (Depay); Romero e Yuri Alberto. Técnico: Ramón Díaz.