O Red Bull Bragantino vive um momento delicado no Campeonato Brasileiro. Com o empate em 1 a 1 contra o São Paulo na última rodada, o Massa Bruta chegou a dez jogos sem vencer, em uma sequência que já dura quase três meses.
A última vitória do clube aconteceu no dia 1º de setembro, quando superou o Bahia. Desde então, são sete empates e três derrotas, um desempenho que mantém a equipe dentro da zona de rebaixamento.
Além de não vencer há 10 jogos, o excesso de empates tem prendido a equipe de Bragança Paulista no Z4. Dos sete registrados nessa sequência negativa, quatro foram em confrontos diretos contra adversários na briga contra o rebaixamento: Grêmio (2×2), Juventude (1×1), Cuiabá (0x0) e Atlético-GO (0x0). Esses resultados custaram pontos preciosos, especialmente os dois empates sem gols contra Cuiabá e Atlético-GO, equipes praticamente rebaixadas, que poderiam ter dado uma folga ao Bragantino na tabela.
Além disso, o Braga também tropeçou dentro de casa contra clubes que estão no G6. Contra o Internacional (2×2) e o São Paulo (1×1), a equipe esteve à frente no placar, mas cedeu o empate, deixando escapar vitórias importantes diante de sua torcida.
Atualmente, o Bragantino ocupa a 18ª colocação, com 37 pontos, com a mesma pontuação do Fluminense, primeiro time fora do Z4. No entanto, o cenário poderia ser outro se o clube tivesse transformado apenas um desses empates em vitória. Com os pontos a mais, o time estaria fora da zona de rebaixamento.