O Corinthians regularizou nesta sexta-feira (30) uma pendência que vinha impactando diretamente suas operações no mercado de transferências. O clube pagou R$ 4,9 milhões à vista ao zagueiro paraguaio Fabián Balbuena, referentes a direitos de imagem pendentes de sua última passagem pela equipe. O acordo encerrou o transfer ban imposto pela FIFA, que havia sido aplicado em 31 de outubro devido à disputa judicial entre as partes.
Com a resolução, o Corinthians recupera sua capacidade de registrar novos jogadores, desbloqueando movimentações no mercado. Uma das primeiras ações será oficializar o contrato do goleiro Hugo Souza, recém-contratado do Flamengo, com vínculo de quatro temporadas.
Fabián Balbuena é uma figura marcante na história do clube. Em sua primeira passagem, entre 2016 e 2018, o zagueiro conquistou o Campeonato Brasileiro e o Bi-Campeonato Paulista, tornando-se uma peça-chave na defesa. Após deixar o clube para atuar no West Ham, da Inglaterra, Balbuena retornou ao Corinthians em 2022 por empréstimo do Dínamo de Moscou.
O clube, que busca reforços para a próxima temporada, espera que a resolução traga maior tranquilidade e confiança para retomar negociações no mercado de transferências.
Veja o comunicado
O Sport Club Corinthians Paulista informa que, através de seus departamentos jurídico e financeiro, concluiu todas as obrigações com o zagueiro Fabian Balbuena, que teve sua segunda passagem no Clube no ano de 2023.
Com isso, o Comitê Disciplinar da FIFA encerrou o Transfer Ban imposto ao Clube que agora pode registrar normalmente novos jogadores.