Nesta quinta-feira, 12 de dezembro, o São Paulo celebra os 31 anos de uma de suas maiores conquistas: o bicampeonato mundial de clubes, conquistado em 1993. Na ocasião, o Tricolor Paulista venceu o poderoso Milan, da Itália, por 3 a 2, em uma partida histórica disputada no Estádio Nacional de Tóquio, no Japão.
Sob o comando de Telê Santana, o São Paulo entrou em campo com uma equipe estrelada, que incluía nomes como Zetti, Cafu, Ronaldão e Müller. Os gols da vitória foram marcados por Palhinha, Toninho Cerezo e Müller, consolidando o domínio do time brasileiro contra um dos maiores clubes europeus.
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
A conquista de 1993 foi a segunda do São Paulo no Mundial, sucedendo a vitória contra o Barcelona no ano anterior. O feito colocou o clube entre os gigantes do futebol internacional, um status reforçado posteriormente com o tricampeonato, em 2005, contra o Liverpool.
A data segue viva na memória dos torcedores tricolores, que celebram não apenas a vitória, mas também o legado de um time que marcou época no futebol brasileiro e mundial. O bicampeonato em Tóquio é um marco que simboliza a excelência do São Paulo em competições internacionais.
Estádio Nacional de Tóquio
Milan 2 X 3 São Paulo
Escalações:
Milan: Rossi; Panucci, Baresi, Costacurta e Maldini; Albertini (Orlando, 34’/2), Desailly e Donadoni; Massaro, Papin e Raducioiu (Tassotti, 34’/2). Técnico: Fabio Capello.
São Paulo: Zetti; Cafu, Válber, Ronaldão (capitão) e André Luiz; Doriva, Dinho, Toninho Cerezo e Leonardo; Palhinha (Juninho, 19’/2) e Müller. Técnico: Telê Santana.
Público: 52.275 pagantes