O volante ganês Sabit Abdulai, de 25 anos, já se sente ambientado ao Brasil após oito meses no Botafogo-SP. Apesar das dificuldades iniciais, o jogador afirma estar confortável em solo brasileiro e pronto para contribuir com o clube na sequência da Série B do Campeonato Brasileiro.
Mudança difícil, mas bem recebida
Contratado em agosto de 2024 após passagem pelo Getafe, da Espanha, Sabit chegou a Ribeirão Preto com certo receio. No início, a adaptação foi complicada, especialmente por conta da barreira cultural e do idioma. No entanto, o apoio interno fez a diferença.
“Foi difícil no começo, mas com a ajuda dos meus companheiros de time e do clube as coisas começaram a melhorar. A maior dificuldade foi a diferença cultural, a língua e até mesmo a comida […] Foi uma decisão difícil, porque eu queria ficar na Europa, mas meu agente me convenceu a vir para cá e ter essa experiência. Com o tempo, comecei a gostar daqui”, revelou o meio-campista.
Referência histórica na Série B
Desde que chegou ao Tricolor, Sabit já soma 26 partidas e um gol marcado — justamente contra o Goiás, na vitória por 1 a 0 na Série B de 2023. Com isso, se tornou o primeiro jogador de Gana a marcar um gol na história da competição.
Na atual temporada, ele já participou de dez partidas, incluindo a estreia contra o América-MG, onde saiu do banco de reservas.
Adaptação na base do idioma
Com passagem de seis anos pelo futebol espanhol, o ganês encontrou certa facilidade para aprender o português e se comunicar no novo ambiente, graças à proximidade linguística com o espanhol.
“Eu sempre soube sobre o Brasil e, claro, como jogador de futebol, não teria como não saber. Estar aqui tem sido uma boa experiência para mim, porque estou aberto a aprender diferentes culturas. O português tem algumas semelhanças com o espanhol, o que facilitou bastante o meu aprendizado. Eu comecei a entender melhor as palavras e, com isso, fui me comunicando melhor”, destacou Sabit.
Estrangeiros no elenco
Além de Sabit, o elenco do Botafogo-SP conta com outros três atletas estrangeiros: os argentinos Leandro Maciel, Alejo Dramisino e Gabriel Risso. Todos estão à disposição do técnico Márcio Zanardi para o confronto contra o Atlético-GO, marcado para domingo, às 19h, na Arena Nicnet, pela segunda rodada da Série B.