Na tarde deste sábado, 19, a Portuguesa visitou o Boavista pela primeira rodada da Série D do Brasileirão. O jogo aconteceu em Saquarema, no Estádio Elcyr Resense, casa do adversário. A Lusa ficou na frente do placar pela maior parte do tempo, mas sofreu o empate no fim, determinando o 2 a 2.
Escalações
Boavista: Diego Loureiro (André Luiz); Ben-Hur (Luan Sales), Anderson Conceição, Matheus Mega e Mascarenhas; Marthã, Zé Mateus (Caetano) e Carrilho (Matheus Alessandro); Lucas Café, Robson Luiz e Gabriel Conceição. Técnico: Roberto Fonseca.
Portuguesa: Bruno Bertinato; Talles, Gustavo Henrique, Eduardo Biazus e Matheus Leal (Pedro Henrique); Barba, Guilherme Portuga (Denis) e Cristiano; De Paula, Lohan (Everton Messias) e Rildo (Iago Dias). Técnico: Cauan de Almeida.
Primeiro tempo
A Portuguesa pressionou no início, mas foi o Boavista tentou sair jogando. A primeira chance clara foi justamente dos donos da casa, com Zé Matheus finalizando para fora após jogada pela direita. O lance se originou com Gabriel Conceição, pelo lado direito do ataque.
Rildo e Cristiano tentaram responder a chance dos cariocas. O primeiro chutou rasteiro para o gol e parou no goleiro, enquanto o camisa 10 tentou em cobrança de falta, mas novamente parou nas mãos do goleiro. Boavista também tentou marcar, mas sem ser efetivo.
O primeiro gol do jogo foi sair no fim da primeira etapa. Cristiano aproveitou bom lançamento de Gui Portuga e encobriu o arqueiro adversário, colocando a Portuguesa na frente do placar com um golaço. A equipe paulista desceu para o vestiário com a vantagem no placar.
Segundo tempo
No início da segunda etapa, Rildo aproveitou a boa fase e chutou de fora da área para fazer o segundo gol rubro-verde no gol. Contudo, minutos depois, a arbitragem expulsou o atacante De Paula, da Portuguesa, deixando os lusitanos com um jogador a menos no momento decisivo do jogo.
O Boavista conseguiu diminuir aos 36 e foi para cima em busca do empate. A equipe carioca até tentou logo no lance seguinte, mas o goleiro Bruno Bertinato conseguiu fazer boa defesa e manter a Portuguesa na frente do placar por mais alguns minutos.
Aos 49 minutos de jogo, com os acréscimos chegando ao fim, o Boavista conseguiu empatar com um gol de cabeça e deixou tudo igual até o fim da partida. A Portuguesa volta para a capital paulista com apenas um ponto na bagagem, mesmo vencendo a maior parte do jogo.
Próximo compromisso
A Portuguesa terá mais uma semana de preparação para entrar em campo no próximo sábado, dia 26. A partida seguinte da Lusa é novamente pela Série D, diante do Maricá, às 17h (de Brasília), no Estádio do Canindé.