O dia 31 de maio de 2025 entrou para a história do Atlético Monte Azul, que conquistou a sua primeira vitória em uma competição nacional ao bater o Uberlândia por 2 a 1, de virada, no estádio Otacília Patrício Arroyo, em Monte Azul Paulista (SP), pelo Brasileiro Série D.
A partida marcou um capítulo especial nos 105 anos do clube da cidade de pouco mais de 20 mil habitantes, localizada na região de Ribeirão Preto. A equipe disputa pela primeira vez o Campeonato Brasileiro — Série D — após conquistar a Copa Paulista de 2024. O título veio logo no primeiro ano sob gestão da SAF comandada por Neymar da Silva Santos, pai do atacante Neymar, e pelo ex-jogador Émerson Sheik. O presidente atual é Jota Amâncio, amigo de infância do camisa 10 do Santos.
A vitória veio apenas na sétima rodada da Série D. Até então, o Azulão acumulava quatro empates e duas derrotas. Quem saiu na frente foi o Uberlândia, que abriu o placar aos 12 minutos do primeiro tempo com Feitosa, em finalização forte dentro da área. Mas a reação do Monte Azul veio na etapa final. Aos 12 minutos, Lucas Cezane acertou um belo voleio para empatar. Aos 30, Pedoca fez bela jogada individual, driblou dois marcadores e finalizou com a perna esquerda para virar o jogo. Depois disso, o time soube controlar a partida até o apito final.