De virada, Santos bate Cruzeiro no Mineirão

Por: Pedro César Lélis
3 meses atrás em 10 de agosto de 2025
Foto: Raul Baretta


O Santos conquistou uma vitória importante neste domingo, 10, ao bater o Cruzeiro por 2 a 1, de virada, no Mineirão, pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Guilherme foi o nome do jogo: marcou o gol de empate e deu a assistência para Caballero definir o placar. Fabrício Bruno havia colocado a Raposa em vantagem no primeiro tempo.




O resultado fez o Peixe chegar aos 21 pontos, subir para o 14º lugar e encerrar um jejum de 10 anos sem vencer o Cruzeiro em Belo Horizonte. A equipe mineira, vice-líder com 37 pontos, soma agora três partidas sem vencer em casa, duas derrotas e um empate, e vê a pressão aumentar na luta pela ponta da tabela.


 


Escalações


Cruzeiro: Cássio; William, Fabrício Bruno, Villlalba e Kaiki; Lucas Romero (Gabigol), Lucas Silva, Christian (Matheus Henrique) e Matheus Pereira; Kaio Jorge e Wanderson (Marquinhos). Treinador: Leonardo Jardim.


Santos: Gabriel Brazão; Mayke, Luisão, Gil e Souza; Tomás Rincón (Zé Rafael), Gabriel Bontempo e Neymar (João Schmidt); Rollheiser (Tiquinho Soares), Guilherme (Escobar) e Barreal (Caballero). Treinador: Cleber Xavier.


 


Primeiro tempo


O jogo começou equilibrado, mas com o Cruzeiro dominando as ações ofensivas. Aos 21 minutos, Kaiki quase abriu o placar de cabeça, exigindo grande defesa de Gabriel Brazão. O Santos só assustou aos 31, em contra-ataque puxado por Neymar, defendido por Cássio. A pressão cruzeirense se converteu em gol aos 42, quando Wanderson cruzou na área e Fabrício Bruno testou firme para marcar. O Peixe teve a chance de empatar aos 45, mas Neymar desperdiçou frente a frente com o goleiro.


 


Segundo tempo


O Santos voltou com mudanças e outra postura. Aos 16 minutos, Caballero cruzou e Guilherme, livre, completou para empatar. O Cruzeiro chegou a marcar aos 19 com Kaio Jorge, mas o VAR anulou por falta no início da jogada. No fim, quem decidiu foi o Peixe: aos 43, Guilherme recebeu lançamento de Brazão e achou Caballero livre para bater no canto e selar a vitória fora de casa.


 


Próximo compromisso


Na 20ª rodada, o Cruzeiro encara o Mirassol, no Estádio Maião, na segunda-feira, 18, às 20h. O Santos volta a campo no domingo, 17, às 20h, contra o Vasco, no Morumbis.