Canal do TSP no TelegramCanal do TSP no Telegram

Copa Paulista: veja desempenho de times que dividiram forças

Por: Beatriz Quintino
3 dias atrás em 18 de agosto de 2025
Foto: Reprodução

Quatro times paulistas disputaram a Copa Paulista ao mesmo tempo em que jogavam divisões nacionais em 2025. A competição estadual garante vaga na Copa do Brasil e na Série D aos finalistas, mas também exigiu que algumas equipes dividissem seus elencos.


No último sábado (16), data da rodada final da primeira fase da Copa Paulista, Botafogo-SP, Guarani e Inter de Limeira entraram em campo por jogos decisivos tanto no torneio estadual quanto nas séries B, C e D do Campeonato Brasileiro, respectivamente.


O Monte Azul também conciliou as duas competições em determinado período, mas sem sobreposição de partidas neste sábado. O time não avançou à fase de mata-mata na Série D. Já na Copa Paulista, o atual campeão encerrou a primeira fase com derrota por 3 a 1 para o Noroeste, fora de casa, mas estava classificado e terminou como vice-líder do Grupo 1, com 14 pontos.


O Botafogo-SP, representante na Série B, teve desempenho ruim na Copa Paulista. Precisava vencer a Francana na última rodada para avançar ao mata-mata, mas perdeu por 1 a 0 e foi eliminado, ficando na vice-lanterna do Grupo 2 com nove pontos em dez jogos. No Brasileirão, o Pantera também luta contra o rebaixamento.


O Guarani apresentou a pior campanha entre os times que dividiram atenções. Precisava vencer o Rio Branco, em Americana, mas empatou por 2 a 2. O Bugre foi eliminado com apenas oito pontos em dez partidas, na vice-lanterna do Grupo 3. Por outro lado, na Série C, entrou pela primeira vez na zona de classificação para a próxima fase justamente no último sábado.


A Inter de Limeira é quem conseguiu equilibrar melhor as disputas. Já classificada de forma antecipada na Copa Paulista, perdeu em casa por 3 a 2 para o Itapirense, no Major Levy Sobrinho. Ficou na terceira colocação do Grupo 2, com 14 pontos em dez jogos. No cenário nacional, a Inter venceu o Rio Branco-ES por 1 a 0, fora de casa, em Cariacica, e abriu vantagem nas oitavas de final da Série D.