Canal do TSP no TelegramCanal do TSP no Telegram

Balanço de 2025: Ituano termina ano sem acessos

Galo de Itu falha nos objetivos e encerra temporada de forma precoce

Por: Beatriz Quintino
2 semanas atrás em 2 de setembro de 2025
Foto: Reprodução


O Ituano encerrou sua temporada de 2025 de forma precoce. Na última rodada da primeira fase da Série C, o Galo de Itu foi derrotado pelo Náutico por 3 a 0, nos Aflitos, neste sábado, e ficou fora da zona de classificação para o quadrangular de acesso.


Agora, a equipe busca esquecer uma temporada marcada por dois desempenhos ruins. Em 2024, o clube havia sido rebaixado no Paulistão e na Série B. Em 2025, buscando os retornos, fracassou nos dois objetivos.


Paulistão A2

Na Série A2, a equipe terminou a primeira fase com a terceira melhor campanha, com seis vitórias, sete empates e duas derrotas. O time chegou a ser o 12º colocado a três rodadas do fim, mas conseguiu uma arrancada após a chegada do técnico Mazola Júnior, com três vitórias consecutivas.


No mata-mata, o Ituano teve uma classificação dramática contra a Ferroviária, nos pênaltis, após perder o jogo de ida por 2 a 0 e vencer a volta por 3 a 1. Já na semifinal, caiu para o Capivariano com derrotas nos dois jogos, com um placar agregado de 4 a 1. A eliminação tirou o time da final e, consequentemente, impediu o acesso.


Série C do Campeonato Brasileiro

Na Série C, o Ituano começou bem a competição, com uma sequência de quatro jogos de invencibilidade. Foram um empate e três vitórias consecutivas, chegando à liderança na quarta rodada. No entanto, a partir da quinta rodada, a campanha desandou. Nas 15 partidas seguintes, o Galo de Itu conseguiu apenas três vitórias, com cinco empates e sete derrotas no período.


O time chegou à última rodada com chances de classificação, precisando da vitória para avançar. No entanto, perdeu para o Náutico por 3 a 0 e terminou em 12º lugar, com 24 pontos. O Ituano ficou mais perto da zona de rebaixamento, com uma diferença de dois pontos, do que do G8, com três pontos de diferença.




Assim, ao todo no ano de 2025, foram 38 jogos, sendo 19 na A2 e 19 na Série C. Foram 13 vitórias, 13 empates e 12 derrotas. Dessa forma, sem mais compromissos oficiais neste ano, a diretoria terá agora quatro meses para planejar a próxima temporada.