Renan comenta planejamento até o acesso do ECUS

Treinador ressaltou o grande planejamento da SAF para consolidar o time na divisão de elite do futebol paulista

Por: Lucas Soares
1 mês atrás em 3 de setembro de 2025
Foto: Jefferson de Aguiar/Pera Photo Press


Vice-campeão da Bezinha e classificado para o Paulista A4 de 2026, o técnico Renan, responsável por comandar o ECUS nesse processo, ressaltou em entrevista ao Tudo Sobre Paulista que nada aconteceu por acaso.



“O planejamento, pelo que foi feito desde o início junto à gestão, era de médio e longo prazo. A ideia principal, realmente, era trazer uma credibilidade nova para o Ecos, mostrar um trabalho novo junto com a SAF, de uma nova gestão técnica, séria e profissional, sólida, pensando nesse médio e longo prazo”, explicou.



O treinador lembrou que o trabalho começou de forma consistente, mas sem pressa por resultados imediatos.



“Acho que fez bastante diferença, principalmente para este ano. No primeiro ano, a gente conseguiu fazer uma campanha bem sólida, sendo o líder geral da primeira fase. Na segunda fase oscilamos, acabamos não classificando, mas o objetivo para o primeiro ano era ser competitivo. E no segundo ano, sim, brigar por acesso — e, graças a Deus, conseguimos, fizemos um grande trabalho. E foi coroado com o vice-campeonato.”



Além do aspecto esportivo, Renan destacou a tradição da cidade e o peso do apoio local para impulsionar o projeto.



“Cara, o esporte em Suzano sempre foi muito forte: vôlei, basquete, sempre teve um apoio muito grande. O Ecos, há um tempo, era uma das forças, principalmente nesses esportes. Eu acredito que sim, cara. A gente vindo para a A4, a gente aumentou essa credibilidade.”



O comandante lembrou também as dificuldades históricas do clube e o quanto reverter esse cenário era essencial para recuperar a confiança dos torcedores e da própria comunidade.



“Nós tivemos, ao longo do histórico, pelo que a gente sabe, problemas de bastidores, problemas com pontuação. Alguns campeonatos… teve campeonato que acabou com menos três, menos seis pontos. E a ideia principal era essa: reverter esse quadro, mostrar um trabalho profissional e trazer a cidade para nos abraçar.”