O Verdão encara a LDU, pelo jogo de ida da semifinal da Libertadores
Foto: Cesar Greco/Palmeiras O Palmeiras enfrenta a LDU nesta quinta-feira (22), às 21h30, no Estádio Casa Blanca, em Quito, pelo jogo de ida da semifinal da Libertadores. O duelo promete ser um grande teste para o Verdão, não apenas pela força do adversário, mas também por um velho obstáculo do futebol sul-americano: a altitude de 2.850 metros acima do nível do mar.
A equipe equatoriana defende um longo tabu, não perde em casa para um time brasileiro há quatro anos , mas o histórico recente do Palmeiras em partidas nessas condições inspira confiança. Desde a chegada de Abel Ferreira, o time alviverde tem mostrado força em jogos na altitude. Foram cinco partidas nessas circunstâncias, com quatro vitórias e apenas uma derrota, justamente quando o técnico português poupou os titulares.
O único revés ocorreu na fase de grupos da Libertadores de 2023, diante do Bolívar, em La Paz, quando o Palmeiras foi superado por 3 a 1. Na ocasião, o Verdão entrou em campo com uma equipe alternativa por conta da decisão do Campeonato Paulista. Fora esse resultado, os paulistas acumularam triunfos marcantes: duas vitórias sobre o Independiente del Valle, uma sobre o Independiente Petrolero e outra já nesta edição do torneio continental, novamente contra o Bolívar.
O último confronto em altitude, inclusive, foi um dos jogos mais emocionantes do Verdão nesta temporada. Diante do Bolívar, a 3.637 metros acima do nível do mar, o Palmeiras venceu por 3 a 2, com gols de Estêvão, Flaco López e Maurício.