Portuguesa Santista abre pré-temporada e confirma novos nomes para a disputa da Série A3 do Paulistão
Foto: João Jardim/Agência BriosaA Portuguesa Santista abriu oficialmente sua preparação para a temporada de 2026. Após a reapresentação do elenco na última semana, o clube iniciou os trabalhos voltados ao Campeonato Paulista da Série A3 e aproveitou para confirmar mais seis reforços para o grupo que disputará a competição.
O pacote inclui o goleiro Fábio Huck, os zagueiros Douglas Alemão e Levi, os laterais Jota e Maninho, além do atacante Xilú.
A Briosa também apresentou imagens do elenco e reforçou que os novos atletas chegam para ampliar as opções do técnico na montagem da equipe.
Fabio Huck, goleiro de 34 anos, que defendeu o time na Copa Paulista de 2025, renovou contrato e celebrou:
– Fico muito feliz de estar anunciando para vocês a minha renovação de contrato. Eu, que já estive na Copa Paulista, estar em mais um campeonato com vocês. Agradecer a confiança de todos. A expectativa é muito grande para a Série A3, um campeonato difícil, mas que trabalharemos para, se Deus quiser, colocar a Brioza de volta aonde ela merece – afirmou Huck.
O defensor de 22 anos jogou o Campeonato Cearense pelo Barbalha e atuou pelo Essube na Segunda Divisão Mineira. Ele ressaltou a motivação pela primeira experiência no futebol paulista: – Minha primeira vez jogando campeonato paulista, na série A3. Sei do grande nome que tem a Briosa e as expectativas são as melhores. Temos um grupo bom, recheado. Vamos em busca do nosso objetivo, que é subir a Briosa para a série A2 do campeonato paulista – disse Levi.
Com 34 anos e passagens por diversos clubes nacionais desde 2012, Douglas Alemão destacou a importância do desafio:
– Estou feliz de vestir essa camisa, de peso, torcida, tradição. Espero ser feliz aqui, ajudar a trazer vitórias e buscar nosso principal objetivo, que é o acesso. Conheço a competição, sei da dificuldade de jogar a A3, mas já tive a oportunidade de ser campeão. Isso traz peso para o currículo, uma experiência. Espero conseguir mais esse título e deixar nosso nome marcado na história da Briosa – declarou o zagueiro.
O lateral-esquerdo, Jota, de 23 anos, já passou pelo Red Bull Bragantino e atuou no futebol português pelo União Santarém. Ele comentou sobre as exigências da A3:
– É uma competição muito rápida e muito dinâmica. A gente tem que estar bem entrosado e entrar sabendo os nossos objetivos, que a gente tem potencial para entrar entre os grandes. O elenco está treinando bem, muito empenhado para fazer o que o treinador pede – disse Jota.
Maninho, lateral-direito, de 21 anos, já vestiu a camisa da Portuguesa Santista na Copinha e integrou o time do Paulistão A2 em 2025. Ele mira o acesso:
– A expectativa é alta. Temos uma equipe qualificada, um técnico experiente que já subiu da A3 para A2, entende o campeonato. Vamos em busca do acesso e, com o apoio da torcida, tudo vai ficar mais fácil – afirmou Maninho.
Xilú, atacante de 28 anos acumula passagens por diversos clubes do país e encara seu primeiro desafio no futebol paulista:
– Quero agradecer a Deus por estar vestindo essa camisa. Estou muito feliz e motivado. Meu primeiro desafio no futebol paulista e as expectativas são as melhores possíveis. Espero fazer uma boa temporada junto com os meus companheiros e conquistar o acesso – destacou Xilú.
Com as novas peças, a Briosa chega a 11 reforços confirmados para 2026:
André Luiz, Fábio Huck, Tico, Maninho, Jota, Pablo, Douglas Alemão, Levi, Danilo Pereira, Xilú e Flávio Souza.