Eficiência ofensiva e controle defensivo garantem vitória da Briosa
Foto: João Jardim/Agência Briosa Portuguesa Santista e Rio Branco se enfrentaram neste domingo, 1 de fevereiro, pela terceira rodada do Paulistão Série A3. O duelo aconteceu no Ulrico Mursa e acabou em 3 a 0.
Escalações
Portuguesa Santista: André Luiz, Tico, Douglas Alemão, Wellington, Gabriel Falcão, Jota (Pedro Mota), Gabriel Henrique, Otávio, João Pedro (Rafinha), Danilo Pereira, Jefferson Caxito. Técnico: Sérgio Guedes.
Rio Branco: Matheus Inácio, Lucas Cerqueira (Lucas Lima), Jean Carlos, Pablo Nereu, Édson Carvalho (Brito), Danilo Matielo, Gui Vieira, Matheus Claudino, Vitor Jacaré, Marcelinho (João Gabriel), Diego Lanzarini. Técnico: Tuca Guimarães.
Primeiro tempo
A Briosa iniciou a partida com mais posse de bola e tentou ditar o ritmo do jogo, mas o Rio Branco rapidamente ajustou a marcação e passou a equilibrar o confronto. A primeira etapa foi marcada por muito estudo, disputa intensa e poucas chances claras, com as duas equipes priorizando a segurança defensiva e oferecendo pouco espaço no setor ofensivo.
Mesmo com o duelo truncado, a Briosa conseguiu ser eficiente. Aos 35 minutos, Jota cobrou lateral, João Pedro recebeu, fez um bom giro sobre a marcação e finalizou firme, sem chances para o goleiro, abrindo o placar e levando a equipe em vantagem para o intervalo: 1 a 0.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, a Briosa mostrou mais intensidade e passou a criar as melhores oportunidades, especialmente nos primeiros 15 minutos. Mesmo cedendo mais a posse ao Rio Branco e apostando nos contra-ataques, a equipe santista foi mais objetiva. Do outro lado, apesar das substituições, o adversário teve dificuldades para transformar a posse em chances reais e pouco ameaçou o gol da Portuguesa.
A superioridade se refletiu no placar aos 72 minutos, quando Danilo cruzou pela esquerda e a bola desviou em Pablo Nereu, resultando em gol contra e ampliando a vantagem. A Briosa seguiu pressionando e quase marcou o terceiro em chute de longa distância de Danilo, defendido pelo goleiro. Já nos acréscimos, Tico encontrou Danilo, que serviu Yohan Marcellus para fechar o marcador em 3 a 0 e confirmar a vitória com autoridade.
Próximos jogos
A Briosa volta aos gramados para enfrentar o Paulista na quarta-feira, 4 de fevereiro, às 20h (horário de Brasília). Do outro lado, o Rio Branco enfrenta o Rio Claro no mesmo dia, às 15h (horário de Brasília).