O Botafogo-SP garantiu sua permanência na Série B do Campeonato Brasileiro antes mesmo de entrar em campo. O Tricolor enfrenta o Avaí nesta segunda-feira (18), em partida válida pela 37ª rodada, mas jogará aliviado, apenas cumprindo tabela.
A confirmação da permanência veio com os resultados da rodada, que selaram o destino dos times na parte de baixo da tabela. O Pantera ocupa a 16ª posição, com 42 pontos. Iniciou a rodada com quatro pontos de vantagem sobre a Ponte Preta, primeira equipe dentro da zona de rebaixamento.
No entanto, no sábado (16), a Macaca foi derrotada pelo Sport, em casa, permanecendo na 17ª posição, com 38 pontos. Assim, matematicamente, o Botafogo garantiu a manutenção na Série B. Além disso, as vitórias de CRB e Chapecoense no domingo (17) confirmaram o rebaixamento matemático da própria Ponte Preta e Ituano para a Série C.
Com esse cenário, o Botafogo-SP pode ser um dos únicos representantes paulistas na Série B de 2025. Isso porque, além de Ponte e Ituano, o Guarani também foi rebaixado na rodada anterior. No entanto, a Ferroviária conquistou o acesso vindo da Série C e estará na segunda divisão no próximo ano.
Entre os acessos, o Santos já garantiu vaga na Série A. Novorizontino e Mirassol seguem na disputa pelas vagas restantes, e ao menos um deles já tem o acesso assegurado.
Assim, o Pantera encerra sua participação em casa, contra o Avaí, nesta segunda-feira, às 21h, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, querendo uma vitória diante de sua torcida.