A Série B está na reta final desta edição de 2024. Com apenas cinco rodadas a disputar, já dá para ter um parâmetro da situação de cada clube, como possíveis campeão, promovidos e rebaixamento. De acordo com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), quatro paulistas, Guarani, Ituano, Ponte Preta e Botafogo-SP, aparecem entre os clubes com mais probabilidade de jogar a Série C em 2025.
Assim como na rodada anterior, o Guarani segue sendo o principal time nessa briga. Depois de ser derrotado para o Novorizontino, dentro de casa, o Bugre viu as chances de rebaixamento subirem para 97,2%, quase 8% a mais em relação ao último levantamento. Com quatro jogos a disputar, o treinador pede otimismo, mas as chances de permanência são baixas.
O outro paulista com muitas chances de jogar a Série C em 2025 é o Ituano. O Galo de Itu também foi derrotado dentro de casa, para o Santos, e viu a probabilidade de cair subir para 83,5%, contra os 67,5% da rodada passada. Agora, o time de Itu terá um confronto direto diante do CRB, que pode definir a situação do clube na tabela.
A Ponte Preta foi derrotada pelo Mirassol na rodada, e voltou a ficar na beira da zona do rebaixamento. Ao entrar na rodada com 25%, agora a Macaca possui 33,7% de rebaixamento, um número considerado baixo, mas que preocupa o clube nesta reta final.
Mais acima na tabela, o Botafogo-SP viu as chances caírem drasticamente após vitória emocionante diante do Amazonas. De 54,3%, o Pantera agora possui apenas 16,4% de probabilidade de ser rebaixado. Além do triunfo, o clube de Ribeirão Preto também contou com tropeços de outros times da disputa.
Vale lembrar que, conforme as rodadas vão passando, as probabilidades vão sendo alteradas de acordo com o histórico do time. Dessa forma, alguns números podem diminuir, ou aumentar, nas próximas pesquisas da UFMG.