O Guarani foi derrotado pelo Novorizontino no último jogo, dentro do Brinco de Ouro, pela 34ª rodada da Série B. Apesar da derrota, uma boa notícia foi mais uma evolução de Bruno Mendes, um dos líderes do atual elenco. Depois de uma grave lesão ligamentar, o atacante voltou a ser titular, na quarta partida após retorno.
Por ter sido a primeira vez como titular nesta Série B, também foi a primeira vez que o centroavante jogou mais de 30 minutos em um jogo. No total, foram 72 minutos dentro de campo, onde contribuiu com uma finalização no gol, 69% de aproveitamento nos passes e três duelos vencidos. No decorrer do segundo tempo, foi substituído por Lohan, outro centroavante.
Ele se lesionou no início de fevereiro, na sexta rodada do Paulistão, contra a Inter de Limeira. Duas rodadas antes, contra o Mirassol, ele tinha atingido a marca de terceiro maior artilheiro do Guarani do século, com 33 gols. Além de desfalcar a equipe, também diminuiu a moral do elenco, que tinha em Bruno Mendes a referência técnica. Sem ele, o time briga contra o rebaixamento desde o início da Série B.
Agora, Mendes e o Guarani se preparam para mais um confronto importante na briga contra o rebaixamento. Depois de jogar no Brinco, o Bugre viaja até Goiânia para enfrentar o Goiás, na Serrinha. O grupo mantém otimismo, mas uma derrota pode sacramentar o rebaixamento para a terceira divisão.