CBF diz que não afastará Daronco, após polêmica em Clássico

Foto: Getty Images

Publicados 7 meses atrás em 31 de outubro de 2023
Por: Jenyffer Previtalli

Wilson Seneme, Chefe da arbitragem da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), anunciou que o juiz Anderson Daronco não será afastado devido à polêmica no clássico entre Corinthians e Santos, no último domingo, 29, na Neo Química Arena, partida válida pelo Brasileirão. Em um vídeo divulgado nesta terça-feira, 31, Seneme afirmou que a decisão do árbitro em marcar o pênalti a favor do Peixe foi “interpretativa”.
Durante o jogo, Daronco inicialmente não viu a infração, mas mudou de opinião após revisar a jogada no VAR. O pênalti foi cometido por Bruno Méndez em Yeferson Soteldo nos acréscimos do segundo tempo, e Steven Mendoza converteu a cobrança, empatando a partida em 1 a 1. No programa “Papo de Arbitragem”, transmitido semanalmente no canal do YouTube da CBF, Seneme explicou: “Nesta jogada, há duas perguntas principais: quem tem a posse da bola e quem joga? Quem propõe o contato e quem joga a bola? Isso é fundamental para a análise de cada um. Nesse caso, os árbitros entenderam que o defensor propôs o contato e o atacante jogou a bola, mesmo que o defensor tenha tentado tocá-la. A partir disso, Anderson interpretou como uma ação imprudente”.

Foto: Divulgação

Logo após o clássico, o presidente do Corinthians, Duílio Monteiro Alves, prometeu que cobraria a CBF. Ele afirmou: “A indignação que o torcedor está sentindo, todos nós também estamos: o vestiário, os atletas, o treinador. O que aconteceu aqui foi um absurdo. Já vimos árbitros menos experientes sendo afastados. Não sei o que eles vão fazer, mas espero que isso não aconteça mais, nem com o Corinthians, nem com ninguém. O VAR está aí para isso. Pode até errar com o VAR, mas o lance fica muito claro. Todos vimos. Quando ele foi para a tela, o Brasil inteiro viu a imagem que ele viu: tem um pisão, e não é pênalti, mas ele deu”, disse o presidente do Timão. Alessandro Nunes, Diretor de futebol do Corinthians, reforçou a posição de Duílio: “É um absurdo. É muito simples analisar um lance como aquele: o pé do Bruno está no chão, o Soteldo vem, pisa e se joga. Iremos até a CBF, cobraremos a Comissão de Arbitragem e aguardaremos uma manifestação. Geralmente, eles divulgam os vídeos dos acontecimentos em lances assim, e queremos uma análise clara. Queremos saber o que levou à marcação do pênalti se foi o Soteldo quem pisou no pé do Bruno”, afirmou.

Fique por dentro das notícias do Timão! Siga nosso perfil no Instagram.
Profetize o resultado do Corinthians no próximo jogo! Clique aqui, faça seu cadastro na Betnacional e use o código: TUDOSOBREPAULISTA.

 

Fique por dentro das notícias! Siga nosso perfil no Instagram.

Receba notícias do TSP (Tudo Sobre Paulista) pelo WhatsApp.

Profetize os resultados do Corinthians, Santos no Brasileiro, Brasileiro Série A Série A 2024!
Clique aqui, faça seu cadastro na Betnacional e use o código: TUDOSOBREPAULISTA.

P