Júnior Rocha promete potencializar o individual de atletas

Foto: Reprodução/site Click Esportivo.

Publicados 4 semanas atrás em 3 de maio de 2024
Por: Isabela Castro

Ontem (02), o Guarani realizou uma coletiva de apresentação do novo treinador, Júnior Rocha, e do executivo de futebol, Toninho Cecilio.

Júnior estreará no comando do clube na segunda-feira (06) na partida contra o Santos, na Vila Belmiro.

  • Negociação com o Conselho de Administração do Guarani

“Primeiramente, é falar para vocês que não cabe no meu coração a alegria de estar aqui, um clube grande do tamanho do Guarani e, mesmo tendo passagens por Santa Cruz, que é um time grande do Nordeste, CRB, com certeza o Guarani é o maior desafio da minha carreira. Eu me sinto extremamente pronto para esse desafio, tenho certeza de que nós vamos ter muito êxito aqui em um trabalho de pura coletividade, com a estrutura formidável como tem o Guarani, um elenco sensacional com características peculiares e muito boas. E a negociação, como outras na minha carreira, foi pautada por seriedade, comprometimento, muita honestidade de saber o que nós temos pela frente, os desafios que nós temos pela frente, as responsabilidades, então agradecer em nome de toda a diretoria, o Danilo, o presidente André e o Toninho Cecílio pela grande oportunidade, que estão me dando. Eu tenho certeza de que entregarei tudo que eu tenho para dar aqui.”

  • Trabalhar no psicológico dos jogadores para encontrar as vitórias

“Primeiro que é um grupo experiente, eu acho que todos já tiveram as oscilações nas suas carreiras. Nós temos que estar preparados para isso, senão nós não estaríamos aqui ou os atletas não estariam aqui. Tenho certeza de que todos, sem exceção, passaram por oscilações. A partir de agora, já de antemão pedir para o torcedor encarecidamente nos dar um voto de confiança, a gente precisa ter essa confiança para recuperar também a questão de performance dos atletas e nós vamos conseguir com muito trabalho, muita dedicação focar aqui nesse jogo contra o Santos, que é muito importante iniciar bem e fazer uma grande partida lá e, por que não vencê-los. Eu acredito muito no potencial do grupo aqui, então pode ter certeza absoluta que nós vamos recuperar muitos atletas. Então, de novo sem ser repetitivo, peço encarecidamente ao torcedor esquecer o que passou, porque nós temos que focar nos que estão aqui. Quem vai resolver o nosso problema são os atletas que estão aqui, então pode anotar o dia e a hora que eu estou falando isso, que muitos atletas, que hoje são questionados aqui, vão voltar a render o que eles já renderam, porque nós vamos tirar deles exatamente o que eles não deram nos outros lugares. Pode confiar.”

  • Já trabalhou com alguns jogadores, que estão elenco do Guarani?

“O atleta que trabalhou comigo agora na Inter, que foi emprestado para o Lima, está no elenco aqui; é muito comprometido, tem um cognitivo muito bom, é um cara que treina para caramba mesmo, muito dedicado. O restante, eu conheço de jogar contra ou do mercado mesmo. Te confesso que, muitos desses jogadores, estão no meu banco de dados, então eu tenho muita alegria de poder nesse momento agora estar conduzindo um trabalho com eles. São características muitos boas para o modelo de jogo que eu gosto, jogadores que são técnicos; obviamente, a gente sabe das carências que existem hoje, questão de intensidade um pouco mais de pegada, estamos por dentro de tudo. Já avaliei alguns jogos do Guarani, mas pode ter certeza, como eu falei antes, nós vamos tirar deles o que eles não deram até então, eu me comprometo com isso e vocês podem me cobrar, porque, diante desses modelos que eu gosto, dessa filosofia de trabalho, metodologia de treino, não tem como dar errado. A gente consegue extrair do atleta, recuperar alguns que estão em débito de performance, mas a receita do sucesso é muito trabalho, muito comprometimento, abrir mão dos seus objetivos pessoais para cumprir os objetivos do clube. Isso é a primeira coisa que nós temos que saber, que os objetivos do clube são mais importantes do que os objetivos pessoais e, diante dessa coletividade, potencializar o individual dos atletas.”

  • “Resgate” do jogador Chay

“Na verdade, eu estou chegando agora, então eu vou me inteirar de algumas situações, mas a situação do Chay eu gostaria depois de passar ao Toninho, porque eu não quero deixar de te responder. Por favor, não me interprete mal, peço desculpa já de antemão, mas depois o Toninho conclui essa questão do Chay.”

  • Melhor esquema tático para jogar e adaptação ao elenco, considerando a característica de cada jogador

“Como treinador, não tem como não se adaptar com as peças que tem, a não ser que você consiga participar da montagem (risos). Quando você não consegue participar da montagem, não consegue trazer as características que beneficiem o modelo preferido e, eu acho que é o caso agora aqui, mas eu vejo aqui dentro do elenco peças não só fundamentais, mas importantes no modelo que eu gosto. Então, eu vejo o elenco com muito potencial. Essa questão de resgatar confiança, nós somos extremamente profissionais, eu acho que o atleta está acostumado com essas oscilações; o que falta, às vezes, é um pouco mais de cobrança, de intensidade, de pegada. Cada um tem a sua metodologia, cada um tem a sua forma de lidar com o atleta, mas, vendo o cenário do Guarani hoje, é início de campeonato. Tiveram muitos campeonatos de Série B que as equipes, que eu mesmo estava, iniciaram mal e o pessoal foi evoluindo. Eu vejo o Guarani com esse potencial de ter peças para fazer variações, eu não tenho preferido assim, eu tenho o que os atletas se adaptam melhor, tanto é que na minha chegada, a primeira coisa que eu vou fazer e falei para todos aqui, é ver onde o atleta prefere jogar, onde ele mais rendeu na carreira, onde eu posso tirar mais dele e, diante disso, nós vamos montar o modelo. Mas, eu já tenho mais ou menos na minha cabeça, o que a gente pode fazer aqui.”

Fique por dentro das notícias! Siga nosso perfil no Instagram.

Receba notícias do TSP (Tudo Sobre Paulista) pelo WhatsApp.

Profetize os resultados do Guarani no Brasileiro Série B Série B 2024!
Clique aqui, faça seu cadastro na Betnacional e use o código: TUDOSOBREPAULISTA.

P