O Corinthians saiu na frente na final do Paulistão Feminino de 2024. As Brabas venceram o Palmeiras por 1 a 0 nesta sexta-feira (15), na Neo Química Arena, em São Paulo.
Gabi Zanotti marcou o único gol da partida, aos sete minutos do primeiro tempo. O jogo de volta está marcado para o Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, na próxima quarta-feira (20), às 15h30.
Assim, o Corinthians joga pelo empate para conquistar a taça do Paulistão Feminino. Enquanto isso, as Palestrinas precisam vencer por dois gols de diferença para serem campeãs no tempo normal. No entanto, em caso de vitória alviverde por apenas um gol de diferença, o título será decidido nos pênaltis.
Primeiro tempo
Diante de 34.736 torcedores na Neo Química Arena, o Corinthians começou pressionando o Palmeiras. No primeiro minuto, Millene encontrou Ju Ferreira, mas Pati Maldaner fez o corte evitando a finalização.
Com a pressão, aos sete minutos, dessa vez Millene achou Gabi Zanotti. E a camisa 10 alvinegra mandou para o fundo das redes, colocando o Timão em vantagem. Com o placar, o Corinthians se impôs ainda mais, enquanto o Palmeiras não encontrava saída da marcação.
GOOOOOOOOOL DO CORINTHIANS!
Gol da capitã, gol da camisa 10, gol da braba Gabi Zanotti! É o @SCCPFutFeminino na frente do placar na Neo Química Arena!#PaulistaoFemininoSicredi #Corinthians pic.twitter.com/fv6vmzwbX3— Paulistão Feminino (@PaulistaoFem) November 15, 2024
Aos 21 minutos, em erro de saída de bola do Palmeiras, e Vic Albuquerque arriscou de dentro da área, mas Tapia defendeu. Em seguida, aos 22, o Palmeiras teve sua única chance no primeiro tempo. Fê Palermo arriscou um chute de primeira de longe, mas a bola passou raspando pelo lado de fora da rede.
O Corinthians seguiu pressionando e teve boas chances para ampliar. Aos 26, Gabi Portilho finalizou no ângulo, mas Tapia fez outra boa defesa. Aos 29, Isabela acertou a trave. No último lance do primeiro tempo, o Timão chegou a balançar as redes novamente com Gabi Portilho, mas Vic Albuquerque, que iniciou a jogada, estava em posição de impedimento. Assim, o Corinthians levou a vantagem de 1 a 0 para o intervalo.
Segundo tempo
Buscando o resultado, o Palmeiras iniciou o segundo tempo tentando corrigir os erros do primeiro, e em parte conseguiu, com mais posse de bola no início da etapa. No entanto, apesar de se lançar ao ataque, o time ainda não conseguia criar jogadas perigosas.
Aos 16 minutos, Fê Palermo arriscou, mas mandou a bola por cima do gol. Aos 22, Vic tentou de longe para o Corinthians, em poucos momentos de ataque alvinegro, mas a bola passou rente à trave.
A defesa do Corinthians, no entanto, teve de continuar firme diante das chances que o Verdão passou a construir. Aos 33 minutos, o Palmeiras perdeu uma chance clara de empate. Lais Estevam ficou com a bola na pequena área, mas na finalização mandou a bola para cima do gol.
No fim do jogo, as Palestrinas lutaram de todas as formas. Nos acréscimos, aos 49, Diany cobrou uma falta na área direto para o gol, mas Lelê fez uma boa defesa. No minuto seguinte, Poliana tentou colocar no canto esquerdo do gol alvinegro, mas Paulinha apareceu de forma providencial na linha e evitou o empate, garantindo a vantagem do Timão na final.
Escalações
Corinthians: Lelê; Isabela, Daniela Arias, Mariza e Yasmim (Paulinha); Ju Ferreira, Duda Sampaio e Vic Albuquerque (Fernanda); Millene (Carol Nogueira), Gabi Portilho (Gisela Robledo) e Gabi Zanotti (Yaya).
Palmeiras: Kate Tapia; Bruna Calderan, Poliana, Pati Maldaner e Fê Palermo; Ingryd (Joselyn Espinales), Brena Carolina (Letícia Moreno), Diany e Yoreli Rincón (Dudinha); Lais Estevam e Amanda Gutierres.