Há 12 anos, a Portuguesa era campeã da Série B

Texto: Kayky Amaral | Foto: Divulgação/CBF

Publicados 9 meses atrás em 8 de novembro de 2023
Por: Kayky Amaral

Em 8 de novembro de 2011, precisamente doze anos atrás, a Portuguesa empatou com o Sport por 2 a 2 no Canindé, assegurando o título da Série B do Campeonato Brasileiro. Com o time conhecido como Barcelusa, que cativou o país, a equipe Rubro-Verde acumulou 72 pontos nessa ocasião, estabelecendo uma vantagem de dez pontos sobre o Náutico e garantindo a vitória com três rodadas de antecedência.

A Portuguesa começou perdendo, mas revertou a situação no segundo tempo, com gols de Marco Antônio, em um belo chute de fora da área, e de Luis Ricardo, que contou com um desvio na zaga. A torcida celebrava a conquista no estádio quando o Sport empatou, porém, isso não diminuiu a alegria dos torcedores rubro-verdes nas arquibancadas.

Sob a liderança do técnico Jorginho, a Portuguesa acumulou um total de 81 pontos durante o torneio, superando o Timbu por 17 pontos. Este número fica em segundo lugar na história do torneio, perdendo apenas para o Corinthians, que obteve 85 pontos em 2008. Por outro lado, o ataque marcou 82 gols ao longo da competição (com uma média de 2,16 por jogo), permanecendo como o mais prolífico na história do campeonato. Além disso, sofreram apenas 38 gols, o menor número daquela edição.


A conquista impecável foi, sem dúvida, o ponto alto para a Lusa no século XXI. A equipe teve uma série invicta de 18 jogos, com a formação base composta por Weverton, Luis Ricardo, Mateus, Rogério e Marcelo Cordeiro; Ferdinando, Guilherme e Marco Antônio; Henrique, Edno e Ananias. Durante a reta final da Série B, os zagueiros Leandro Silva e Renato, juntamente com o volante Boquita, tiveram mais oportunidades devido às lesões de Mateus, Rogério e Ferdinando.

Quer saber mais sobre a Portuguesa e sobre os times paulistas? Acompanhe e siga o nosso Instagram. Além disso, você pode ter acesso à todas as matérias e notícias atualizadas no nosso site Tudo Sobre Paulista.

Fique por dentro das notícias! Siga nosso perfil no Instagram.

Receba notícias do TSP (Tudo Sobre Paulista) pelo WhatsApp.

Profetize os resultados do Portuguesa no Brasileiro Série B Série A1 2024!
Clique aqui, faça seu cadastro na Betnacional e use o código: TUDOSOBREPAULISTA.

P