Há 52 anos, Sócrates estreava pelo Botafogo

Foto: Manoel Motta/VEJA

Publicados 3 semanas atrás em 2 de julho de 2024
Por: Bruno Rys Colesanti

Há 52 anos, Sócrates, um dos maiores nomes da história do futebol paulista -e mundial-, dava seu primeiro passo em sua grandiosa carreira. No dia 02 de julho de 1972, “Magrão” -como era chamado pelos amigos- estreou no time principal do Botafogo, equipe por quem foi revelado ao mundo do futebol.

Na oportunidade, com 18 anos, Sócrates participou de um amistoso da equipe profissional de Ribeirão Preto. A estreia em uma partida oficial aconteceria apenas em março do ano seguinte, contra o Juventus.

A partir daí, o meio campista deslanchou na carreira e entrou para a história do Pantera e do futebol mundial. Pelo Tricolor, foi o artilheiro do Campeonato Paulista de 1976 e campeão da Taça Cidade de São Paulo, em 1977. Contando com uma rápida segunda passagem para encerrar a carreira no Botafogo, em 1989, Sócrates fez 269 jogos e marcou 101 gols pelo clube.

Com o rápido destaque no time do interior de São Paulo, o meio campista chamou a atenção de um gigante da capital. Pelo Corinthians, se tornou ídolo e disputou sua primeira Copa do Mundo com a seleção, em 1982.

Pela seleção brasileira, Sócrates fez 22 gols em 60 jogos – Foto: Reprodução

Com destaque no cenário internacional de seleções, Magrão rumou à Itália, onde defendeu a Fiorentina por uma temporada e deixou seu nome marcado também no futebol estrangeiro.

O jogador de duas Copas do Mundo, com destaque internacional no cenário do futebol, teve seu pontapé inicial dado, justamente, no interior de São Paulo, há 52 anos, em um dos clubes mais tradicionais do estado.

Fique por dentro das notícias! Siga nosso perfil no Instagram.

Receba notícias do TSP (Tudo Sobre Paulista) pelo WhatsApp.

Profetize os resultados do Botafogo SP no Brasileiro Série B Série B 2024!
Clique aqui, faça seu cadastro na Betnacional e use o código: TUDOSOBREPAULISTA.

P