Nos últimos dias, o Santos anunciou a contratação de Yusupha Njie, um atacante de 30 anos, que chega ao Alvinegro Praiano por empréstimo do Al-Markhiya, do Catar, até junho de 2025. Gambiano, Njie é o quarto jogador africano a vestir a camisa do Santos em sua história.
O atacante tem a missão de se destacar onde seus predecessores não conseguiram. A trajetória de jogadores africanos no Santos tem sido marcada por tentativas frustradas de brilhar.
Em 1995, o clube recebeu Arthur Zwane, da África do Sul, e Kennedy Nagoli, do Zimbábue, ambos indicados por Pelé. Apesar de um início promissor, com uma estreia no amistoso contra o Baré, onde Zwane marcou um dos gols em uma vitória por 3 a 2, a dupla não conseguiu se firmar no clube e acabou seguindo caminhos diferentes.
Arthur Zwane retornou à África do Sul, onde se tornou ídolo do Kaizer Chiefs e atualmente trabalha nas categorias de base. Kennedy Nagoli também retornou à África, passando por diversos clubes antes de se aposentar.
Mais recentemente, em 2016, o Santos trouxe Joel Tagueu, de Camarões, por empréstimo do Cruzeiro. Tagueu teve uma breve passagem pelo clube, marcando sete gols em 35 partidas e ajudando o time a conquistar o Campeonato Paulista daquele ano. Após sua saída do Santos, Tagueu passou por outros clubes brasileiros e recentemente se juntou ao Paysandu.
Agora, Yusupha Njie chega com a esperança de mudar o destino dos jogadores africanos no Santos, trazendo um novo capítulo para a história do clube. A expectativa é alta, e o atacante terá a chance de mostrar seu valor e se tornar o primeiro jogador africano a deixar uma marca significativa no Alvinegro Praiano.