Metade dos doze jogos da fase de grupos do já passaram e os clubes já podem entender melhor os seus objetivos para o Paulistão. Com apenas quatro pontos conquistados nas seis primeiras partidas, dependendo do resultado do confronto adiado entre São Paulo e Inter de Limeira, válido pela 1ª rodada, o Netuno seria rebaixado no momento num caso em que o Tricolor não vença o jogo. Entre os rivais com a mesma quantidade de jogos, apenas o Botafogo tem uma campanha pior que o clube de Diadema.
Clubes como o RB Bragantino e o Velo Clube possuem a mesma pontuação que o Água Santa, mas ficam à frente. O motivo é o saldo de gols, categoria onde o Netuno é o pior entre os 16 clubes da Série A1. O principal motivo é a derrota humilhante por 6 a 0 para o Mirassol na terceira rodada.
Ainda com o pouquíssimo experiente Marcelinho Paulista no comando, a derrota em casa diante de um rival direto como a Ponte Preta neste domingo foi um balde de água fria na boa sequência da equipe, que vinha de vitória por 3 a 0 contra o Bragantino e empate fora de casa em 1 a 1 contra o Botafogo.
O próximo compromisso do Netuno é em Campinas, contra o Guarani, na quinta-feira (06), às 19h30. Ainda enfrenta Palmeiras e Santos, além de dois possíveis duelos decisivos na briga contra o rebaixamento com Inter e Velo Clube nas duas últimas rodadas. Depois de chegar até a final da competição em 2023, no ano passado o Água teve campanha mediana, com 15 pontos totais e a 9ª melhor campanha geral.