Com uma sequência intensa de jogos pela frente e vários problemas físicos no elenco, o Palmeiras terá uma fase desafiadora nas próximas semanas. O time comandado por Abel Ferreira enfrentará cinco dos próximos seis jogos fora de casa, o que exigirá muito da preparação física e mental dos jogadores.
A agenda de viagens do Palmeiras
A equipe começará essa maratona de deslocamentos com três jogos seguidos fora de São Paulo, começando por Porto Alegre, onde enfrenta o Internacional na quarta-feira, 16 de abril. Depois, a delegação viaja para Fortaleza, no domingo, 20 de abril, e, por fim, La Paz, na Bolívia, para encarar o Bolívar na quinta-feira, 24 de abril, pela Libertadores.
Após esses confrontos internacionais, o Palmeiras retorna a São Paulo para enfrentar o Bahia, no dia 27 de abril. Em seguida, a equipe viaja novamente, dessa vez para Brasília, para o jogo contra o Vasco no dia 4 de maio, e depois para Assunção, no Paraguai, onde encara o Cerro Porteño no dia 7 de maio.
O desgaste físico e a recuperação do elenco
Com essa sequência de jogos, o Palmeiras enfrenta desafios não só em termos de deslocamento, mas também de gestão do desgaste físico dos atletas. Atualmente, o time conta com cinco jogadores no departamento médico. Entre eles, o zagueiro Murilo, que sofreu uma lesão na coxa direita durante o aquecimento para o Dérbi contra o Corinthians.
Além de Murilo, os jogadores Mayke, Lucas Evangelista, Raphael Veiga e Bruno Rodrigues também estão em recuperação. Este último, em particular, lida com lesões ligamentares no joelho desde o início de 2024.
Retornos e opções no elenco
Por outro lado, o Palmeiras contará com alguns retornos importantes. O lateral-direito Marcos Rocha e o meia Maurício estão à disposição, assim como o atacante Paulinho, que fez sua estreia no fim de semana passado, após se recuperar de uma cirurgia na perna direita.
O elenco disponível para os próximos jogos
O Palmeiras tem seu elenco ajustado para essa maratona de jogos, com os seguintes jogadores à disposição:
- Goleiros: Weverton, Lomba e Mateus
- Lateral-direito: Marcos Rocha e Giay
- Zagueiros: Gustavo Gómez, Micael, Bruno Fuchs, Naves e Benedetti
- Lateral-esquerdo: Piquerez e Vanderlan
- Primeiro volante: Emiliano Martínez e Aníbal Moreno
- Segundo volante: Richard Ríos e Allan
- Meia: Maurício
- Ponta esquerda: Paulinho, Felipe Anderson e Luighi
- Ponta direita: Estêvão e Facundo
- Centroavante: López, Thalys e Vitor Roque
Próximos desafios
Além de toda a logística de viagens e recuperação física dos jogadores, o Palmeiras também terá o desafio de conciliar o Campeonato Brasileiro e a Libertadores. A pausa mais longa até o momento ocorrerá entre os jogos contra o Bahia e o Vasco, mas a CBF pode encaixar o confronto de ida da terceira fase da Copa do Brasil nesse intervalo.
Com um elenco comprometido, o Palmeiras buscará manter o ritmo e continuar sua trajetória nas competições nacionais e internacionais.