Faltando cinco rodadas para o fim da Série B do Campeonato Brasileiro, os times já começam a definir seus destinos, tratando cada partida como uma decisão. Entre os sete clubes paulistas que disputam a competição, três ocupam uma posição no G-4 e outros três lutam para escapar da zona de rebaixamento.
Santos (1º), Novorizontino (3º) e Mirassol (4º) estão cada vez mais perto de garantir o acesso à elite do futebol brasileiro. Por outro lado, Botafogo-SP (17º), Ituano (18º) e Guarani (20º) tentam se afastar da degola. Assim, a Ponte Preta é o único time paulista fora tanto do G-4 quanto da zona de rebaixamento.
A Macaca deixou o Z-4 na última rodada, empurrando o Botafogo-SP, que perdeu para o Ituano, de volta à zona de descenso. No entanto, em 14º lugar, a Ponte ainda não se livrou matematicamente do rebaixamento.
Com 38 pontos, o time de Campinas está dois à frente do Botafogo-SP, abrindo o Z-4. Mas com Chapecoense (37 pontos) e CRB (36 pontos) logo abaixo, a Ponte viu suas chances de queda reduzirem bastante após a vitória sobre o Brusque na última rodada. Segundo projeções da UFMG, o risco de rebaixamento da equipe agora é de 25%.
Dessa forma, em busca de consolidar sua posição fora da zona de rebaixamento e garantir tranquilidade nesta reta final, a Ponte Preta enfrenta o Mirassol neste sábado (26), às 17h, fora de casa.