A Ponte Preta está de volta à Série C do Campeonato Brasileiro após 34 anos. O rebaixamento foi confirmado neste domingo (17), com uma rodada de antecedência. Em seu compromisso pela 37º rodada, no sábado, o time sofreu uma goleada por 4 a 0 para o Sport, dentro do Moisés Lucarelli. Com as vitórias de Chapecoense e CRB, concorrentes na luta contra a queda, a Macaca ficou sem chances de sair da zona de rebaixamento.
Esta será apenas a segunda vez na história que a Ponte disputará a Série C. A primeira participação aconteceu em 1990. Na ocasião, o time terminou o campeonato em 16º lugar, mas retornou à Série B após uma redistribuição de vagas. Cinco anos depois, em 1995, o clube chegou a ser rebaixado para a Série C. No entanto, permaneceu na Série B no ano seguinte devido à uma desistência do América-SP.
A equipe campineira vinha de sete anos consecutivos na Série B. A última vez que disputou a elite do Campeonato Brasileiro foi em 2017, ano de seu último rebaixamento nacional. Desde então, não conseguiu retornar à Série A.
No histórico recente, este é o segundo rebaixamento da Ponte Preta nos últimos três anos. Em 2022, o clube caiu no Paulistão, mas, em 2023, conquistou o campeonato da A2 e o acesso à Série A1 do Campeonato Paulista. No cenário nacional, a Macaca terminou o ano de 2023 também perto da zona de rebaixamento na Série B.
Mas a temporada de 2024 começou promissora. A equipe chegou às quartas de final do estadual. Na Série B, após um início irregular sob o comando de João Brigatti, desligado do clube após sete rodadas, a Ponte fechou o primeiro turno a quatro pontos do G-4. Com Nelsinho Baptista, apresentou uma campanha espetacular em casa, mas sem vencer fora.
No segundo turno, a equipe perdeu força tanto em casa quanto como visitante, ocasionando na saída de Nelsinho Baptista após a derrota para o rival Guarani, em casa, na 33ª rodada. Foi a primeira entrada do time no Z-4 da competição. Assim, o time não conseguiu esboçar uma reação mesmo com o retorno de João Brigatti para as últimas três rodadas da competição. Nessas duas últimas partidas em que comandou a Alvinegra, o treinador conquistou duas derrotas.
Em 37 jogos disputados até agora na Série B, a Ponte Preta somou 10 vitórias, oito empates e 19 derrotas, com um aproveitamento de 34%. Assim, a Macaca encerra sua participação na temporada enfrentando o Avaí, fora de casa, no domingo (24), às 18h30, apenas cumprindo tabela.