Depois do empate sem gols contra o Amazonas, na última terça-feira (12), o Guarani teve confirmado de maneira antecipada o seu rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro.
Após uma terrível temporada, em que a equipe escapou do rebaixamento na última rodada no Campeonato Paulista, mas não teve a mesma sorte na segunda divisão nacional, o Guarani disputará pela sétima vez em sua história a Série C do Campeonato Brasileiro.
Nas seis participações anteriores, o Bugre conquistou dois acessos. O mais recente em 2016, na última participação do clube na terceira divisão. A campanha dessa temporada traz ótimas recordações para o torcedor, que não viu nenhuma derrota da equipe no Brinco de Ouro e prestigiou uma das maiores viradas do futebol brasileiro.
Ao todo, o time que foi comandado por Marcelo Chamusca, somou 13 vitórias, seis empates e cinco derrotas na competição. Dentro de casa, foram nove triunfos e três empates.
A equipe ficou dentro da zona de acesso durante toda a competição, ficando fora da liderança por apenas uma das 18 rodadas. Com o principal objetivo conquistado, o Guarani enfrentou o ABC na semifinal. Após perder o primeiro jogo, em Natal, por 4 a 0, a equipe campineira conseguiu aplicar um sonoro 6 a 1 no Brinco, virando o confronto, com direito a um show do ídolo Fumagalli.
Na final, contra o Boa Esporte, o cenário da semi se repetiu no jogo de ida. 3 a 0 para o rival. Com a grande reviravolta da fase anterior, a torcida não perdeu as esperanças. O jogo da volta, porém, acabou empatado em 1 a 1 e o Bugre ficou com o vice-campeonato.
Os principais nomes da equipe naquele ano foram Fumagalli, ídolo do clube, Alex Santana – hoje no Corinthians – e o experiente zagueiro Leandro Amaro.
Desde então, o time estava na Série B do Campeonato Brasileiro. Agora, em 2025, o clube e a torcida reencontrarão a terceira divisão nacional.