Em duelo paulista, o Santos venceu a Ponte Preta por 2 a 1 nesta quarta-feira, pela quinta rodada da Série B do Brasileirão. Gil e Giuliano marcaram para o Peixe no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, enquanto Sérgio Raphael diminuiu para a Macaca.
Com o resultado, o time da Vila Belmiro soma mais três pontos e reassume a liderança do campeonato, com 12 pontos, empatado com o Sport, mas levando vantagem no saldo de gols. Essa foi a quarta vitória da equipe do técnico Fábio Carille na Série B.
Enquanto isso, chegou ao fim a invencibilidade da Ponte no Moisés Lucarelli nesta temporada. Após oito jogos sem perder dentro de casa, a Macaca conquista sua segunda derrota no Brasileirão. Assim, o time de Campinas encerra a rodada ocupando a 14a colocação da tabela.
Primeiro tempo
O jogo começou equilibrado, com o Santos esperando mais a Ponte Preta, mas aos poucos o Peixe se impôs tecnicamente e empurrou o rival para o próprio campo de defesa, investindo em jogadas pelos lados e pelo alto.
O primeiro gol da partida marcou também o primeiro gol de Gil com a camisa do Santos. Guilherme cruzou para o zagueiro cabecear para o fundo da rede e abrir o placar.
Logo em seguida, Giuliano finaliza após defesa do goleiro Pedro Rocha para deixar o 2 a 0 no placar.
Depois dos gols, foi um domínio total do Santos sobre a Ponte Preta. O time visitante se mostrou muito confortável em achar espaços e controlar a posse de bola, enquanto a Macaca não soube se reorganizar para buscar o placar.
Outro destaque do primeiro tempo foi a saída de Guilherme, que foi substituído após sentir a coxa.
Segundo tempo
Mostrando uma mudança de postura após o intervalo, logo no inicio da segunda etapa, aos sete minutos, os donos da casa foram buscar o placar e diminuíram com Sérgio Raphael. A Ponte voltou para o jogo após a cobrança de escanteio de Élvis que encontrou o zagueiro para deixar o 2 a 1.
Ao longo do segundo tempo, o Santos recuou para a defesa e não teve tantas chegadas no ataque como fez na primeira metade da partida. Dessa forma, a Macaca conseguiu ter boas oportunidades de alcançar o empate.
Já nos acréscimos, Jean Carlos teve a chance do jogo dentro da área. No entanto, o jogador desperdiçou chutando a bola por cima do gol de João Paulo.
Escalações
Ponte Preta: Pedro Rocha, Igor Inocêncio, Haquín, Sergio Raphael, Gabriel Risso, Dudu Vieira, Emerson Santos, Iago Dias, Élvis, Matheus Régis e Gabriel Novaes. Técnico: João Brigatti
Santos: João Paulo, JP Chermont, Gil, Joaquim, Escobar, João Schmidt, Diego Pituca, Giuliano, Otero, Guilherme e Morelos. Técnico: Fábio Carille