Sem nenhuma contratação anunciada desde a abertura da janela, o Santos segue em busca de reforçar o elenco para o restante da Série B. De acordo com o GE, o Peixe fez uma proposta para contar com o atacante Wendel Silva, que pertence ao Porto, de Portugal. O clube da Baixada Santista ofereceu uma quantia de 500 mil euros (cerca de R$ 3 milhões) por um empréstimo, com um valor de compra fixado no contrato.
Com 23 anos, o jogador se formou nas categorias de base do Flamengo, mas foi cedo para o futebol português e permaneceu lá. Na última temporada, jogou pela equipe B do Porto, na segunda divisão de Portugal. Durante a competição, ele fez 31 jogos e 18 gols, sendo o artilheiro da equipe na competição. A indicação para contratação surgiu de dentro do departamento de análise, que passou a ter mais autonomia após reformulação.
Caso a negociação seja concretizada, e termine em compra definitiva do atleta, os valores podem chegar até 3 milhões de euros. Porém, esse valor total pode ter o desconto do valor pago inicialmente pelo Santos ao ter o jogador por empréstimo. Ainda não existe um acerto entre as partes, mas o Peixe precisa contratar antes do dia 2 de setembro, quando encerra a janela de transferências do Brasil.
A busca por um centroavante era desejo de Carille e comissão técnica, que possui apenas Julio Furch com essas características no elenco.