Com o acesso da Ferroviária para a segunda divisão e a má performance dos representantes do estado na Série D, no momento, o São Bernardo é o único time paulista garantido na Série C em 2025, mas o Tigre pode ter companhia definida nas próximas semanas. Guarani, Ituano, Ponte Preta e Botafogo devem brigar contra o rebaixamento até o fim da competição e pelo menos dois devem cair.
Com seis rodadas restantes na Série B, Guarani (20º) e Ituano (19º) dividem a lanterna do campeonato, com 31 pontos cada. Com o Brusque em 18º, na sequência já estão Ponte Preta (17º) e Botafogo (16º), com 35 e 36 pontos, respectivamente. No geral, enquanto três dos quatro melhores times da competição são paulistas, com Santos (1º), Novorizontino (3º) e Mirassol (4º) no G4, do outro lado, quatro das cinco piores campanhas também estão em São Paulo.
Desde 2020, nenhuma equipe do estado cai da Série B para a Série C, quando Botafogo e Oeste ocuparam as últimas posições da tabela. De lá para cá, a quantidade dos nossos representantes apenas aumentou no segundo nível, com ascensão de clubes da Série C e rebaixamento de gigantes da Série A.
Já sem compromissos para o restante do ano, o São Bernardo deve iniciar sua preparação para o Paulistão a partir de novembro, mas já anunciou que seguirá com Ricardo Catalá no comando da equipe.