O São Paulo viu sua situação na disputa pelo G4 do Campeonato Brasileiro se complicar após o empate por 1 a 1 com o Criciúma na última rodada. Com esse tropeço, o Tricolor ficou na 6ª posição com 51 pontos e perdeu terreno para concorrentes diretos, o Internacional venceu seu último compromisso e assumiu a 5ª posição com 52 pontos, um a mais que a equipe comandada por Zubeldía.
Para piorar a situação, o Flamengo também venceu sua partida e agora ocupa o 4º lugar com 54 pontos. Embora tanto o Fla quanto o Inter tenham um jogo a menos, as duas equipes se enfrentarão no confronto adiado, o que, inevitavelmente, ajudará uma das duas a somar pontos e abrir ainda mais distância do Tricolor. Com 21 pontos restantes para disputar, o São Paulo entra na reta final do Brasileirão sob pressão: qualquer tropeço pode custar caro e ameaçar suas chances de garantir vaga direta na fase de grupos da Libertadores de 2024.
A tabela também representa um desafio para o clube, que terá pela frente quatro partidas fora de casa e apenas três no Morumbi. Com o foco totalmente no G4, a equipe precisará ser consistente e conquistar uma boa sequência de resultados.