Aposte na bet nacionalAposte na bet nacional

Um ano após a Batalha de Itu, Ituano e Vasco enfrentam ameaça de rebaixamento

Por:
2 anos atrás em 6 de novembro de 2023
Texto: Tiago Assis Foto: Marcos Ribolli

No dia 6 de novembro de 2022, Galo e cruzmaltino fizeram duelo direto por acesso à elite do Campeonato Brasileiro




Um ano após a “Batalha de Itu,” Ituano e Vasco se encontram lutando contra o rebaixamento em suas respectivas divisões, marcando uma reviravolta drástica para ambos os clubes desde aquele confronto épico.


A Batalha de Itu

Em 6 de novembro de 2022, o Ituano e o Vasco se enfrentaram na partida decisiva da Série B do Campeonato Brasileiro. O vencedor garantiria o acesso à Série A no ano seguinte, enquanto um empate favoreceria o Vasco, que havia vencido o jogo por 1 a 0, conquistando seu retorno à elite do futebol nacional.


Escalações da “Batalha de Itu”:

Ituano: Jefferson Paulino; Raí Ramos, Lucas Dias, Bernardo Schappo (Gerson Magrão), Roberto (Mário Sérgio), Rafael Pereira, Caique (Kaio), Lucas Siqueira, Gabriel Barros, Léo Ceará (Brenner), Aylon (Vinícius Jaú). Técnico: Carlos Pimentel.


Vasco: Thiago Rodrigues; Léo Matos, Danilo Boza, Anderson Conceição, Luiz Henrique (Zé Gabriel), Yuri Lara (Erick), Andrey Santos, Nenê (Zé Vitor), Figueiredo, Raniel (Fábio Gomes), Gabriel Pec (Marlon Gomes). Técnico: Jorginho.


O Ano Perdido do Ituano

O Ituano enfrenta o rebaixamento para a Série C apenas um ano após quase conquistar o acesso à elite. O clube passou por uma série de mudanças desde o final de 2022, incluindo a saída de 16 jogadores, o que impactou sua performance.


O time escapou do rebaixamento no Campeonato Paulista ao vencer o Santos por 3 a 0 na última rodada, um empate teria rebaixado a equipe. No entanto, no Paulistão, o clube teve um aproveitamento de 30,9% e foi eliminado nas quartas de final pelo Palmeiras.




Na Copa do Brasil, o Ituano chegou à terceira fase, mas não teve sucesso. Na Série B, o clube acumulou uma série de empates e tem um aproveitamento de 35%, estando apenas dois pontos acima da zona de rebaixamento.


O clube não vence há dez jogos, a pior sequência em 15 anos.


A Inconstância do Vasco

Apesar de ter conquistado o acesso, o Vasco viu seu investimento e contratações não se concretizarem. O clube chegou à semifinal do Campeonato Carioca, mas foi derrotado pelo Flamengo. Na Copa do Brasil, foi eliminado na segunda fase.


No Brasileirão, o Vasco começou bem, mas enfrentou uma série de derrotas. O técnico argentino Ramón Díaz foi contratado, mas o time voltou à zona de rebaixamento no final de outubro.


O Vasco está atualmente em 18º lugar com 34 pontos e pode sair da zona de rebaixamento se vencer o clássico contra o Botafogo.