De virada, o Botafogo-SP foi derrotado pelo Avaí dentro de casa, na penúltima rodada da Série B de 2024. Após a partida, Márcio Zanardi já começou a falar sobre o planejamento para a próxima temporada. De acordo com ele, a janela de transferências deve servir para mudar as características do elenco, com objetivo de mudar o estilo de jogo.
“Falei para o presidente e o Toninho que a gente precisa trabalhar bastante para 2025, porque nós não merecemos isso e o Botafogo não merece passar por isso. Pode ter certeza que o planejamento de 2025 será bem diferente. Só aceitei vir para o Botafogo podendo colocar minha cara e meu trabalho para 2025. Natural que teremos mudanças. Natural que o ano não foi bom, mas temo que ter tranquilidade”, iniciou o treinador.
Márcio Zanardi tem um estilo de jogo próprio, que fez ele ganhar destaque no São Bernardo, passar pelo Goiás, e finalmente chegar no Botafogo-SP. Contudo, com pouco tempo de trabalho, ele não conseguiu impor seu método, focando apenas no desempenho para escapar do rebaixamento da Série B.
“Para adaptar ao modelo seria uma mudança muito drástica. Temos que enxergar o geral. Não teve tanta evolução [em relação ao Paulo Gomes], mas o ambiente mudou, os jogadores compraram a ideia e conseguiram reagir. Foi o principal. Dificilmente a gente iria conseguir fazer um jogo mais vistoso, atrativo, com pouco tempo de trabalho.”, comentou.
“Eu estando no planejamento para 2025, consigo participar da montagem do elenco, fazer uma pré-temporada como eu gosto, colocar as ideias que eu quero. É difícil mudar comportamentos.”, avaliou Zanardi.
O jogo de despedida do Botafogo-SP na temporada acontece na sexta-feira, dia 22 de novembro, contra o Coritiba. A partida está marcada para ocorrer no Couto Pereira, às 19h (de Brasília).