Com a permanência assegurada na Série A, o Corinthians agora foca no planejamento para a temporada de 2024, mas o técnico Mano Menezes prega cautela diante da tão discutida reformulação do elenco. Nove jogadores estão em fim de contrato, incluindo titulares como Gil, Giuliano, Maycon e Renato Augusto. No entanto, Mano destaca a importância de não se desfazer de peças-chave sem garantir reposições à altura.
No último mês de seus contratos, Gil, Giuliano, Maycon e Renato Augusto, que podem ter disputado o último jogo pelo Corinthians na Neo Química Arena no sábado, estão entre os atletas cuja renovação está em discussão. Além deles, Fábio Santos se aposentou, e Gabriel Moscardo desperta interesse de times europeus. Mano Menezes ressalta que a substituição adequada desses jogadores é fundamental para o sucesso da equipe em 2024.
– A chegada de jogadores influencia na saída de jogadores, porque você compara (uns com outros). Queremos uma transformação para ganhar qualidade e competitividade, mas temos que colocar na balança se as transformações serão mesmo de acréscimo. Já vimos muita gente transformar para pior, e isso não pode acontecer – diz Mano Menezes.
O técnico afirma que o elenco do Corinthians está vivendo um “fim de ciclo”, conforme diagnosticado pelo clube. Antes de definir as renovações, Mano espera entender o montante que o clube está disposto a investir na janela de transferências.
– Não podemos começar a temporada que vem dizendo que os mesmos (jogadores) vão fazer algo muito diferente do que o torcedor já viu (em 2023). Certamente a direção vai levar isso em consideração – alerta Mano.
A última partida da temporada será contra o Coritiba, às 21h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira, no Couto Pereira. Embora o jogo possa influenciar uma possível vaga na próxima Copa Sul-Americana, não será determinante para definir os jogadores que permanecerão e os que deixarão o clube.
– Não vou fazer isso em uma partida, seria uma estupidez. Noventa minutos podem mostrar algo que a temporada inteira não mostrou. É ela que precisamos levar em consideração para avançar no que o clube vai compor – conclui Mano Menezes.
Na semana passada, Mano Menezes teve sua primeira reunião com o presidente eleito do Corinthians, Augusto Melo. Ambos concordaram que qualquer renovação de contrato dependerá da avaliação da comissão técnica.
Fique por dentro das notícias do Corinthians! Siga nosso perfil no Instagram.
Receba notícias do TSP (Tudo Sobre Paulista) pelo WhatsApp.
Profetize o resultado do Palmeiras no próximo jogo! Clique aqui, faça seu cadastro na Betnacional e use o código: TUDOSOBREPAULISTA.