Na tarde desta terça-feira (05), os árbitros da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmaram que o segundo gol do Internacional, que selou a derrota do Corinthians por 2 a 1, foi considerado legal. A jogada envolveu um toque de mão de um jogador adversário e gerou bastante repercussão após o apito final.
Em um vídeo divulgado no site da CBF, Wilson Seneme, chefe de arbitragem da CBF, recebeu Péricles Bassols, gerente técnico do VAR, e Roberto Perassi, gerente-pedagógico de ensino, para explicar a decisão tomada pelos árbitros. Após analisar a jogada, todos concordaram com a decisão tomada pelos árbitros da partida.
Na jogada, Gil tenta afastar a bola e Enner Valencia está logo atrás. Ao tocar no braço do jogador do Internacional, a bola é amortecida e chega aos pés de Wanderson, que finaliza e marca o gol. Segundo os profissionais, o movimento feito por Enner Valencia foi considerado natural.
“Quando ele (Valencia) faz o movimento com o peito, a mão abre em um movimento totalmente natural e associável a esse gesto de dar com o peito na bola para vencer essa disputa. A cabeçada do defensor é quem faz a bola tocar na mão”, explicou Péricles Bassols.
Outro ponto mencionado foi o autor do gol. Na jogada, a bola sobra para Wanderson, que finaliza e marca. De acordo com os profissionais, se o próprio Valencia, responsável pelo toque de mão, tivesse marcado o gol, a jogada seria invalidada.
“Não foi o jogador, cujo bola tocou no braço, mesmo que acidentalmente, que fez o gol. Quem fez o gol foi um companheiro. E aí a gente já teve essa modificação (na regra), exatamente para valorizar, muito mais, o gol”, explicou Roberto Perassi.
Confira os melhores momentos, clicando aqui.
“Mesmo que fosse acidental, seria uma infração, pois houve a participação da mão num contexto de gol”, disse o profissional ao explicar que se Valencia tivesse marcado, o gol seria anulado.
Os fatores mencionados pelos profissionais também foram considerados durante a revisão feita pelo VAR. Na partida contra o Internacional, o árbitro principal foi Caio Max Augusto Vieira, enquanto o responsável pelo VAR foi Daniel Victor Costa Silva.
O próximo desafio do Corinthians será contra o Coritiba, nesta quarta (06), às 21h30 no Couto Pereira, pela última rodada do Brasileirão.
Fique por dentro das notícias do Timão! Siga nosso perfil no Instagram.
Receba notícias do TSP (Tudo Sobre Paulista) pelo WhatsApp.
Profetize o resultado do Corinthians no próximo jogo! Clique aqui, faça seu cadastro na Betnacional e use o código: TUDOSOBREPAULISTA.