Santos sofre transfer ban da FIFA por dívida com Fabián Bustos

Por: tsp
2 anos atrás em 1 de fevereiro de 2024
Foto: Ivan Storti


O Santos enfrenta uma séria restrição imposta pela FIFA, conhecida como “transfer ban”, em decorrência de uma ação movida pelo ex-técnico Fabián Bustos, que comandou a equipe em 2022. A disputa gira em torno de uma dívida de US$ 1,2 milhão (aproximadamente R$ 5,9 milhões, de acordo com a cotação atual) referente ao rompimento do contrato entre o treinador e o clube.


A dívida cobrada por Bustos compreende o período entre sua demissão e o final de 2023, data original do término de seu contrato. O Santos, por meio de sua equipe jurídica, está empenhado em reverter a sanção, mas até o momento sem sucesso.


O empresário de Bustos afirmou que ainda não foi procurado pelo Santos para negociar um acordo. Por sua vez, o clube alega que o treinador não demonstrou disposição até o momento para sentar e discutir sobre o assunto.


Como resultado do “transfer ban”, o goleiro Gabriel Brazão, recentemente contratado e com vínculo já assinado, não poderá ser inscrito pelo Santos no Campeonato Paulista. O clube ainda não oficializou a chegada do arqueiro. Além disso, Morelos, em processo de oficializar a redução salarial, também permanecerá fora do estadual.


Fabián Bustos foi contratado pelo Santos em 25 de fevereiro de 2022, com contrato válido até o final de 2023. O acordo entre o técnico e o clube não previa multa em caso de rompimento. Adicionalmente, existia um acordo verbal indicando que, se uma das partes decidisse encerrar o vínculo antes do término do contrato, não haveria cobrança.


O treinador argentino foi demitido pelo Santos em 7 de julho de 2022, após a eliminação para o Deportivo Táchira nas oitavas de final da Copa Sul-Americana, dentro da Vila Belmiro. A situação gerou descontentamento por parte de Bustos, principalmente em relação à promessa não cumprida de reforços e à mudança abrupta na decisão do então presidente Andres Rueda, que inicialmente garantira a permanência do profissional no comando da equipe.