Líder absoluto do Campeonato Paulista com quatro vitórias em cinco rodadas, o Santos está em evidência. Grande parte desse sucesso em campo pode ser atribuída à solidez defensiva imposta pelo técnico Fábio Carille, que introduziu um mantra coletivo na equipe e está colhendo os frutos nas primeiras semanas da temporada.
Até o momento, o Peixe sofreu apenas três gols no estadual – dois deles no clássico contra o Palmeiras, no Allianz Parque, e outro diante da Ponte Preta, em cobrança de pênalti, na Vila Belmiro. Esses números colocam a equipe como a segunda melhor defesa do Paulistão, ficando atrás apenas do Botafogo-SP, que sofreu dois gols em cinco jogos.
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
A tão elogiada consistência defensiva é resultado não apenas da nova dupla de zaga, composta por Gil e Joaquim, mas também do comprometimento tático de todo o time, conforme ressalta o próprio Carille.
– Eles (Gil e Joaquim) estão jogando bem, mas sem bola todos marcam. Com a bola todos vão jogar e sem a bola todos vão marcar – explicou o treinador.
Atuando de maneira mais compacta e organizada em comparação com a temporada passada, o Santos tem sido recompensado. Além do baixo número de gols sofridos, a equipe é uma das que menos permite finalizações certeiras ao gol adversário – foram apenas dez ao todo, sendo seis delas no confronto contra o Palmeiras.
Na quarta-feira, o desafio será manter essa consistência em mais um clássico, desta vez contra o Corinthians, na Vila Belmiro. Internamente, o confronto com o maior rival é encarado como uma oportunidade para consolidar a liderança no Paulistão e recuperar a confiança após a temporada anterior, considerada a pior da história do clube.