Campanha do São José se iguala a grandes campeões da A2, veja
![]()
Foto: Rodrigo Lopes/São José EC
Embora o Campeonato Paulista A2 não siga integralmente o formato de pontos corridos, o São José continua sendo considerado favorito devido às excelentes atuações e resultados que a invicta Águia do Vale vem acumulando após 11 rodadas da fase inicial.
Ao compararmos com as campanhas dos últimos dez campeões até a 11ª rodada, o time do Vale do Paraíba, que atualmente possui 25 pontos, fica atrás apenas da Ponte Preta de 2023, que tinha 28 pontos, e da Ferroviária de 2015, que também somava 25 pontos, mas com uma vitória a mais.
Diferentemente do São José, tanto a Ponte Preta quanto a Ferroviária tinham registrado derrotas até aquele momento. Enquanto isso, a equipe comandada por Ricardo Costa acumula sete vitórias e quatro empates, mantendo sua invencibilidade e um aproveitamento de 76% dos pontos.
No entanto, a campanha impressionante da Águia até agora não garante automaticamente o acesso à divisão superior, nem mesmo a conquista do título. Apesar disso, a vaga nas quartas de final já está assegurada, com quatro rodadas de antecedência.
E a tendência recente é favorável. Nas últimas edições, os últimos campeões, como Ponte Preta (2023) e Portuguesa (2022), estavam liderando o torneio após 11 rodadas, um feito que o time de São José tenta repetir, enquanto nenhum dos outros oito campeões conseguiu atingir tal marca. Em 2019, o Santo André nem sequer estava entre os oito primeiros colocados.
Em busca do tricampeonato, após os títulos de 1972 e 1980, o São José continua sua jornada. O time vem de dois vice-campeonatos na temporada anterior, quando perdeu o título da A3 para o Capivariano e da Copa Paulista para a Portuguesa Santista.
Com o objetivo de se classificar em uma posição favorável no G-8, o São José retorna ao campo para a 12ª rodada da Série A2 no sábado (02), às 15h, quando recebe justamente a Portuguesa Santista no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos. Apesar da campanha consistente, a Águia vem de dois empates sem gols, contra Taubaté e Linense.