Apesar da vitória por 2 a 0 sobre a Portuguesa, o Palmeiras enfrentou desafios no Campeonato Paulista, destacando-se as dificuldades na construção das jogadas e alguns sustos com o goleiro Weverton. O técnico Abel Ferreira, contudo, assumiu a responsabilidade pelos pontos fracos apresentados pela equipe.
Ao final da partida, Abel Ferreira admitiu que o Verdão teve momentos de passividade em campo, mas afirmou que a vitória foi merecida. Ele também fez questão de defender o goleiro Weverton, assumindo a responsabilidade pelos momentos de dificuldade do jogador:
“Culpado sou eu”, afirmou o treinador, explicando em seguida: “Quando tentamos inovar e sermos melhores, há sempre um processo de aprendizagem. Ele fez exatamente o que eu pedi. Isso que eu quero que ele faça. Seja um goleiro que use a envergadura e altura que tem.”
Abel Ferreira ainda destacou a importância do goleiro dentro de campo, mencionando que é o único jogador autorizado a usar as mãos na área e que é fundamental explorar essa vantagem. Ele enfatizou que está trabalhando no desenvolvimento de Weverton para que ele se torne ainda melhor:
“É um processo que vai ser não só bom para o goleiro, como já era, mas de fazer um upgrade”, afirmou o técnico.
Em relação ao desempenho do time contra a Portuguesa, o Palmeiras encontrou dificuldades para penetrar na defesa adversária, especialmente no primeiro tempo, quando a Portuguesa adotou uma postura defensiva com uma linha de cinco jogadores no meio de campo.
Foi somente na segunda etapa, com ajustes táticos nas laterais e a vantagem da expulsão de um jogador adversário, que o Palmeiras melhorou seu jogo.
“A equipe da Portuguesa estava muito bem organizada defensivamente, e às vezes o segredo é perceber nossas forças e o que vamos fazer. Foi difícil. Com um jogador a menos para eles, foi menos difícil”, analisou Abel Ferreira.
O Palmeiras se prepara agora para um clássico importante, enfrentando o São Paulo no próximo domingo, às 20h, no Morumbi. O treinador destacou a necessidade de objetividade e verticalidade no jogo, ressaltando a importância de criar oportunidades, faltas e pênaltis.
“Em alguns momentos fomos passivos, mas produzimos o suficiente para sair com a vitória e manter a baliza zerada, o que é importante”, concluiu Abel Ferreira sobre o desempenho da equipe.
Você pode conferir a entrevista coletiva completa no link abaixo!
O Palmeiras segue líder de sua chave no Campeonato Paulista e busca manter o ritmo de vitórias no clássico contra o São Paulo.