A equipe alvinegra do ABC Paulista lançou, nesta quinta-feira (21), uma minissérie de dois episódios contando sobre a campanha da equipe na Copa do Brasil de Futsal Down de 2023. A ideia é mostrar como foi a preparação para o torneio, como funciona a estrutura da modalidade, bastidores, jogos e entrevistas. Mas afinal, porque lançar no dia de hoje?
A data 21 de março é considerada o Dia Internacional de Síndrome de Down – desde 2012 pelo calendário da Organização das Nações Unidas (ONU) e desde 2022 no Brasil -, tendo como objetivo conscientizar a população sobre a síndrome e quebrar os estigmas e preconceitos sociais que estão atrelados a essas pessoas. Ainda que a escolha da data pareça aleatória, não é. Isso porque faz referência à trissomia 21 – condição genética que altera o cromossomo 21. Portanto, não haveria dia melhor para lançar uma minissérie sobre o futsal down.
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
Em entrevista com Cleiton e Ana Lúcia, mãe de Júlio Silva – artilheiro da competição com 21 gols no último mundial – dizem que o esporte e as metodologias usadas pela equipe trazem muita autonomia e independência para os atletas e há uma clara mudança na vida antes e após a entrada no esporte.
Hoje é a estreia da seleção brasileira no mundial de Futsal Down que acontecerá na Turquia. O primeiro jogo será contra o México às 5:30 (pelo horário de Brasília) e o segundo contra Portugal às 12h. O Brasil chega ao campeonato como bicampeão (2019 e 2022). Ao mesmo tempo que conta em seu elenco com o, duas vezes, melhor jogador do mundo na categoria, Renato Gregório.
A seleção é comandada por Cleiton Monteiro, ex-jogador profissional de futebol. Além de um comandante experiente na área, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por meio dos fundos CBF Transforma e FIFA Forward, está investindo mais de R$400 mil reais na Seleção Brasileira de Futsal Down para incluir os recursos necessários para as viagens: acomodação, alimentação, transporte, seguros e tudo que uma equipe precisa para disputar um torneio fora do país.
“A CBF tem como uma das premissas da nossa gestão, a busca por uma sociedade mais justa e inclusiva. E o apoio à Seleção Brasileira de Futsal Down é parte do nosso compromisso pelo desenvolvimento do futebol, para que ele seja para todos. Desejamos toda a boa sorte à equipe em sua jornada rumo ao tricampeonato”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.